25 jun 2022 | 20:57:19

Rainha da velocidade, In Essence é bicampeã do GP Major Suckow (G1)

Defensora do Haras Santa Maria de Araras crava seu nome em meio aos melhores velocistas da história do turfe brasileiro.


Com autoridade, In Essence conquista, pela segunda vez, o GP Major Suckow (G1)

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Um dos momentos mais aguardados da festa do GP Brasil 2022, o Grande Prêmio Major Suckow (G1), em 1.000m na raia de grama (macia), para animais de 2 e mais anos, condecorou a campanha da “rainha da velocidade nacional”, In Essence, 4 anos, filho de Wild Event e Requebra (Put It Back), de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras.

As semanas e dias prévios à competição foram marcados por enorme expectativa sobre o duelo entre Oriana do Iguassu, que havia vencido o GP ABCPCC (G1), em São Paulo, e In Essence, atual ganhadora do GP Major Suckow. Na largada, Oriana do Iguassu impôs sua enorme velocidade inicial, tomando a ponta. Adega Zip, aberta, acionava em segundo. Cherry Dollar era a terceira e In Essence, próxima da cerca interna, a quarta.

Na entrada da reta final, Oriana do Iguassu trazia 1 corpo na primeira colocação, correndo Adega Zip, Cherry Dollar e In Essence, praticamente, emparelhadas, na disputa pelo segundo posto. Unorthodox aproximava-se, em quinto.

Enveredando pelo espaço existente entre Oriana do Iguassu e Cherry Dollar, In Essence logo “colou” na ponteira. Valdinei Gil, que esperou o máximo para exigir Oriana do Iguassu, não viu sua conduzida escapar, quando, então, acionada. In Essence, por outro lado, não apenas emparelhou com Oriana do Iguassu, como também lhe dominou, em definitivo, na seta dos 200 finais.

Quase que como numa repetição do ocorrido, no mesmo páreo, em 2021, In Essence, a partir dali, foi a estrela única da competição. Numa vitória repleta de firmeza, a conduzida de Bruno Queiroz alcançou o espelho 2 corpos e ½ à frente de Overath, vingando, por tanto, a mesma dupla exata do Suckow do ano passado. Oriana do Iguassu foi a terceira, com Unorthodox ficando com o quarto posto. Adega Zip completou o marcador.

A seguir, Cherry Dollar, Jelly Bean, Roupa Nova e Nantucket.

Se há 17 anos Christiano Oliveira conseguia sua primeira vitória de G1 no GP Major Suckow vencido por Heart Alone, hoje a prova máxima da velocidade carioca serviu para ratificar sua condição de um dos mais talentosos treinadores do Brasil.  

In Essence, por sua vez, soma 8 vitórias (6 clássicas) em 11 corridas. Em seu bicampeonato no páreo, assinalou o tempo de 55.85 para o quilômetro.

Mais notícias

Big River levanta a Prova Especial Plenty of Kicks

Vencedor pertence a Henrique Menegotto Lorea.

A formação do painel de ratings da IFHA, por Ricardo Ravagnani

A Federação Internacional de Autoridades Hípicas, IFHA na abreviação de International Federation of Horseracing Authorities, foi fruto do esforço para harmonização das regras do esporte turfe, materializado a partir de 1961, contando inicialmente com os executivos chefes de França, Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos. A iniciativa foi liderada por Marcel Boussac (1889-1980)[1] e Jean Romanet (1914-2003)[2], sendo a França, Paris,... [continua ]

Gulf Watch brilha na Copa ABCPCC Regional (L)

Defensor de Roberto V. de Aguiar da Costa confirmou retrospecto que faz dele um dos líderes da geração 2015, em Porto Alegre.