16 maio 2019 | 14:34:12

Representante da Weatherbys fará auditoria no Stud Book Brasileiro

Denúncia referente à realização de inseminação artificial motivou ato de fiscalização, que ocorrerá no mês de julho.

Nos próximos dias 26 e 27 de julho, o Weatherbys (General Stud Book, com sede na Grã-Bretanha) auditará procedimentos realizados pelo Stud Book Brasileiro, relacionados ao controle de montas e coberturas. Representada pelo Sr. Simon Cooper, a entidade levará a cabo ato de fiscalização motivado por denúncia sobre a utilização de inseminação artificial no Brasil.

Conforme divulgado pela ABCPCC em dezembro de 2018 (disponível aqui), houve denúncia, sobre a suposta realização de inseminação (prática proibida), no Brasil, comunicada à Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA) e reportada, por esta, à Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue Inglês (OSAF). No mesmo mês, a médica veterinária Bianca Cascardo, que preside o Conselho Deliberativo Técnico da ABCPCC, estabeleceu as medidas para repressão à adoção de mecanismos artificiais de concepção (disponível aqui).

A pauta, extremamente delicada e que merece atenção e zelo por parte de toda comunidade turfística, acaso negligenciada, poderá acarretar sérios prejuízos à criação brasileira, inclusive o descredenciamento do Stud Book Brasileiro.

A observância da regra universal do turfe, que veta métodos artificiais de concepção, traduz obrigação de todos que militam na atividade, mormente sob o fogo de caluniosa denúncia.

Mais notícias

Kaskakia vence o Clássico Olinto Borba Streb

Filha do nacional Setembro Chove, do Stud Duplo Ouro, brilhou em Porto Alegre.

Ler na íntegra

Masar vence o Epsom Derby (gr.I)

Filho de New Approach, pertencente à Godolphin, brilhou ao final da milha e meia.

Ler na íntegra

Écrit Dans Le Ciel esnoba fator ausência e vence a Prova Especial Quick Chance "A"

Corredor do Stud Globo não corria desde novembro do ano passado.

Ler na íntegra