23 out 2018 | 08:07:36

San Isidro inaugura novo laboratório: mais um passo rumo à certificação IFHA

Novas instalações representam cumprimento de importante etapa no processo de certificação, do laboratório de San Isidro, como o primeiro sul americano certificado pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA).

Em meio à jornada do Gran Premio Jockey Club, foi inaugurado, no último dia 13 de outubro, o novo laboratório de repressão ao doping, do hipódromo de San Isidro. As evoluções estruturais e a aquisição de novos equipamentos representaram importante passo, do laboratório, no processo de se tornar o primeiro laboratório sul americano certificado, de acordo com os padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA).

As novas instalações do laboratório de San Isidro contam com uma área de 277m². O espaço dispõe de espaços independentes para ingresso e circulação de pessoas, armazenamento e processamento de amostras, sala de reuniões e biblioteca. Conta, ainda, com equipamentos de cromatografia líquida de alta performance (HPLC), cromatografia gasosa (detector de anti-inflamatórios não esteroides) e com equipamento de ICP (plasma acoplado indutivamente – capaz de detectar e quantificar metais como arsênico, cobalto, lítio e chumbo.  

No próximo mês de novembro, haverá trabalho de capacitação técnica, do quadro pessoal do laboratório de San Isidro, em treinamentos a ser realizados no Laboratoire des Courses Hippiques, em Paris.

A eventual certificação junto à IFHA, do laboratório de San Isidro, provocaria reflexos positivos, também, no turfe brasileiro. Isso porque o laboratório argentino poderia passar a ser utilizado, pelos hipódromos brasileiros, ao invés de utilização do – há pouco mencionado – laboratório francês. Nessa hipótese, além de custos mais baixos para a realização de exame antidoping, em laboratório certificado, haveria tempo hábil para pagamento de premiações no prazo legal de 15 dias, conforme artigo 115 do Código Nacional de Corridas.  

Mais notícias

Criação: aos 11 anos, Sum of The Parts desfalca criação

Filho de Speighstown vinha realizando sua terceira temporada de monta, no Brasil.

Ler na íntegra

Exportado, Flight Time cumpre período de adaptação em Ocala

Invicto em pistas brasileiras, filho de Put It Back seguirá campanha nos Estados Unidos.

Ler na íntegra

ABCPCC informa: restabelecimento da Instrução Normativa nº 02/2009

Norma estabelece as premiações mínimas para as provas black type, no Brasil.

Ler na íntegra