26 dez 2017 | 18:37:57

San Luis Rey Downs: informações e comoção seguem reverberando

California Horse Racing Board identificou 43 dos 46 animais mortos no incêndio. Enquanto isso, iniciativas das mais diversas dedicam-se a acudir população de profissionais afetados na tragédia ocorrida no centro de treinamentos californiano.


Registro da instalações devastadas pelas chamas em San Luis Rey Downs

Imagem: Jeremy Balan/Blood Horse

Numa tragédia sem precedentes nos idos recentes do turfe mundial, o centro de treinamentos de San Luis Rey Downs, situado na Califórnia, teve a maior parte de suas estruturas consumida por um devastador incêndio, no dia 7 de dezembro. Enquanto vidas calcadas nas atividades desenvolvidas no local tentam dar conta do recomeço, esforços diversos, partidos de diferentes setores da comunidade turfística apoiam a causa e auxiliam na árdua missão.

No último dia 22, a California Horse Racing Board divulgou a lista dos 43 animais identificados como mortos no incêndio. Além deles, dois cavalos não identificados e um pônei sem nome pertencente ao cotejador Les Baker (ferido pelas chamas) também faleceram no incidente, conforme publicou Jeremy Balan, no website da Blood Horse, na última sexta-feira.

Compõem a lista da CHRB, assim organizada, de acordo com os treinadores responsáveis pelos animais: Herman Ackerson: Handsome Beau. Martine Bellocq: Royal Kuna e Wild Bill Hickory. Phil D'Amato: Oddsmaker e Riri. Dan Dunham: Packin Heat e Sir Charmalot. Scott Hansen: Monster Man, Oughttobeking, Puig, Stormin Norman, Aussie Rock Star (IRE), Baby Bruin, Chrysaor, Dodgertown, Fregosi, He's a Pleasure, Malibu Vixen, Mr. Hockey, Rocknrollallnight, Sunset Grill, Potent e Cat Dreamer (pônei). Joe Herrick: Call Me First, Everlovin Woman, Only One Love, Ourroseofthenile, Ral Rue e Sarah Sunshine. Juan C. Lopez: Fast Freddie e um potro de 2016 (não nomeado, filho de Slew's Tiznow e Chalula One). Peter Miller: Amalfi Drive, California Diamond, Doc Raj, Lizmeister e Los Borrachos. Kimberly Schaffer-Marrs: Shortstormcoming. Cliff Sise: Candy Twist, Scat Home Lady, dois potros de 2016 (não nomeados, filhos de City Zip e Sweet Thoughts e de Quality Road e Cool Flame) e uma potranca de 2016 (não nomeada filha de Into Mischief e Warm Hugs).

Além dos animais acima listados, há outros que sofreram lesões ou tiveram sua saúde afetada pela fumaça das chamas e que ainda correm risco de vida.

Dentre os profissionais, a treinadora – há pouco mencionada – Martine Bellocq figura como a mais atingida pelas chamas. Na tentativa de salvar seus pensionistas, Bellocq teve 50% de seu corpo afetado por queimaduras de segundo e terceiro graus. Conforme publicado por Bill Finley no website do Thoroughbred Daily News, no último dia 20 de dezembro, Bellocq não corre risco de vida. Porém, dada a gravidade das queimaduras, terá pela frente um longo processo de tratamento e recuperação.

Diante dos fatos, que comoveram pessoas todas as partes do mundo, diversas ações beneficentes vêm sendo levadas a cabo, desde então. A Coolmore e Mike Repole, proprietários do reprodutor Uncle Mo, doarão US$ 220 mil, provenientes de duas coberturas do garanhão a ser leiloadas – a primeira delas arrematada pelo criador Gary Barber, tal qual noticiado no website da California Breeders Thoroughbred Association, no dia 18 de dezembro.

A despeito do que noticiou o website Horse Racing Nation, no dia 9 de dezembro, a Taylor Made Farms doou uma cobertura de California Chrome para os fundos arrecadados às vítimas. Na mesma nota, se divulgou que Jim McIngvale, notabilizado como proprietário do ganhador de G1 Runhappy, encaminhou 240 camas e 55 colchões àqueles que tiveram seus lares e aposentos destruídos no incêndio. Também informou a doação de US$ 10 mil da New York Thoroughbred Horsemen’s Association e parte de comissões obtidas pelo jóquei Rajiv Maragh na semana seguinte ao ocorrido.

Por fim, houve a notícia de que o músico, proprietário de cavalos e turfista Burt Bacharach realizará um festival musical, no próximo dia 17 de janeiro, chamado An Evening of Music To Support the Victims of the Fire at San Luis Rey Downs Training Center (em português, “Uma noite de música em apoio às vítimas do fogo em San Luis Rey Downs Training Center”). De acordo com notícia veiculada pela assessoria de imprensa de Del Mar, o evento, a ser realizado na Belly Up Tavern, em Solana Beach, destinará os recursos arrecadados às vítimas do incêndio. Além da apresentação de Bacharach, chamam atenção na programação as presenças de Elvis Costello e da atriz Bo Derek.

Mais notícias

Como manda o figurino: Flight Time larga e acaba no GP Estado do Rio de Janeiro

Filho de Put It Back, pertencente a Black Opal Stud, confirmou favoritismo na abertura da tríplice coroa.

Jullipe vai até Cidade Jardim e garante G3 para o Stud Embalagem

Filha do nacional Que Fenômeno venceu o Grande Prêmio Presidente Roberto Alves de Almeida (G3).

Argentina: em G2, brasileira Mysterious Way conquista batismo clássico

Corredora do Stud RDI venceu o Clásico La Missión (G2).