25 jun 2021 | 12:57:22

Sangarius coloca Kingman e Hasili em contato com a criação nacional

Anunciada durante o leilão de potros do Haras Santa Rita da Serra, nova importação coloca o Brasil em contato com preciosidades da criação Juddmonte.


Ganhador clássico dos 1.400 aos 2.000 metros, Sangarius reforçará plantel nacional de reprodutores

Imagem: Alan Crowhurst/Racing Post

Momentos antes de iniciar o leilão de potros do Haras Santa Rita da Serra, na última quinta-feira (24), o leiloeiro Nilson Francisco Genovesi anunciou ao público espectador a aquisição do mais novo garanhão do referido centro criatório: Sangarius, um britânico que colocará a criação brasileira em contato com duas das maiores preciosidades da criação Juddmonte: Kingman e Hasili.

Nascido em 2016, Sangarius correu 10 vezes, vencendo em 4 delas. Aos 2 anos, conquistou o Flying Scotsman Stakes (G2, 1.400m/grama), em Doncaster, e finalizou em quarto para Too Darn Hot (hoje garanhão na Darley) no Dewhurst Stakes (G1). Aos 3, durante o Royal Ascot, venceu o Hampton Court Stakes (G3, 2.000m/grama). Aos 4, em Lingfield, conquistou o Quebec Stakes (L) e, por fim, aos 5, formou a dupla no Huxley Stakes (G2).

O pai de Sangarius, Kingman (Invincible Spirit) cumpriu campanha quase perfeita: venceu 7 das suas 8 corridas, incluindo o Sussex Stakes (G1), o Irish 2000 Guineas (G1), o St. James’s Palace Stakes (G1) e o Prix Jacques Le Marois (G1). A única derrota correspondeu a um segundo lugar, por ½ corpo para Night of Thunder, no 2000 Guineas (G1) de Newmarket.

Eleito “Cavalo do Ano”, na Europa, em 2015, Kingman, uma vez levado à reprodução, passou a ocupar posto de destaque, dentre os garanhões europeus da Juddmonte. Sangarius compõe a primeira geração de Kingman, a exemplo do múltiplo ganhador de G1, Persian King. Já de sua segunda geração (nascida em 2017), destaca-se o múltiplo ganhador de G1 – e uma das estrelas do último Royal Ascot – Palace Pier.

Em 2021, Kingman cobriu por £ 150 mil, “perdendo”, na Juddmonte, apenas para os £ 175 mil estabelecidos para a cobertura de Frankel. No início deste ano, Kingman foi escolhido para realizar a primeira cobertura da super craque Enable.

Além do nome de Kingman (que tem em Sangarius seu primeiro filho, no Brasil), outro elemento de grande destaque no pedigree do futuro reprodutor é ninguém menos que Hasili, sua 3ª mãe. Trata-se, simplesmente, daquela que é considerada a maior matriz da Juddmonte Farms, em toda a sua história, bem como figura como uma das mais profícuas reprodutoras da criação mundial, em todos os tempos.

Com 4 vitórias em 17 saídas, Hasili ingressou no plantel de matrizes da Juddmonte Farms em 1995. Desde então, originou, nada menos, que um quinteto de animais vencedores de provas de G1, incluindo – os posteriormente – reprodutores Dansili e Champs Elysees. À dupla, somam-se as fêmeas Intercontinental, Banks Hill e Heat Haze.

Sem prejuízo dos já citados Dansili e Champs Elysees, outros dois garanhões originaram-se a partir de Hasili: Cacique e Raise The Flag. Os quatro, se somadas as respectivas produções, são responsáveis, até aqui, por mais de 250 stakes winners.

Sangarius vem ao Brasil por meio de negociação intermediada por Felipe Lopes, agente brasileiro radicado no turfe britânico.

Mais notícias

Registros de uma programação inesquecível - pelas lentes de Sylvio Rondinelli

Jornada repleta de atrações - dos grupos 1 à Copa Precocidade e Velocidade - a reunião do último domingo, na Gávea, teve sua memória registrada, também, em belíssimas fotos. Confira!

Quatorze inscritos no GP Carlos Pellegrini 2017

New In Town, de criação do Haras Doce Vale e propriedade do Haras Regina, representará o turfe brasileiro.

Hipódromos anunciam medidas de apoio a profissionais

Jockey Club Brasileiro, Jockey Club do Paraná e Jockey Club do Rio Grande do Sul divulgaram comunicados anunciando a adoção de medidas para apoio de profissionais durante a pandemia do coronavirus. Cada qual à sua maneira, estendendo auxílio àqueles que ficam à mercê da realização das corridas para a obtenção de seu sustento. Necessário registrar que, infelizmente, o Jockey Club... [continua ]