10 jul 2017 | 17:27:15

Sangue não é água: filho de Zarkava venceu G1 na França

Defensor de Aga Khan conquistou o Grand Prix de Saint-Cloud (gr.I).


Zarak: primeiro produto de Zarkava a correr conquistou o primeiro G1 da campanha

Imagem: France Galop

O provérbio português “sangue não é agua”, não raramente, resta invocado no universo das corridas de cavalo. Adaptado à semântica do turfe como sendo reverência à importância do pedigree, a expressão veio à tona, novamente, na semana passada, por ocasião do Grand Prix de Saint-Cloud (gr.I). O páreo marcou a primeira vitória de G1 de Zarak, um 4 anos (castrado) filho de Zarkava – uma das melhores éguas da história do turfe francês.

Conduzido por Christophe Soumillon, Zarak derrotou o irlandês Silverwave (Silver Frost) por ¾ de corpo. A irlandesa Armande (Sea The Stars) finalizou na terceira colocação. Treinado por Alain de Royer-Dupre, Zarak – filho de Dubawi – completou os 2.400m na raia de grama na marca de 2:27.76. O retrospecto do corredor aponta 4 vitórias em 12 apresentações.

A exemplo de Zarak, Zarkava foi criada – e defendeu em campanha – os interesses de Aga Khan. Nascida na Irlanda, em 2005, a corredora deu início à campanha aos 2 anos, idade com a qual venceu o Prix Marcel Boussac (gr.I), conquistando, por consequência, o título de melhor potranca francesa de 2 anos. Na temporada seguinte, depois de vencer a Poule d’Essai des Pouliches (gr.I) e o Prix Diane (gr.I), Zarkava encantou o mundo ao derrotar os machos no Prix L’Arc de Triomphe (gr.I) de 2008. A vitória pôs fim ao jejum das éguas vencendo na maior prova francesa, que perdurava desde 1993, ano em que a fabulosa Urban Sea (Miswaki) protagonizou o feito.

Filha de Zamindar e Zarkasha (Kahyasi), Zarkava deu início à prole em 2010 por meio de Zerkaza, fêmea sem campanha já incorporada ao plantel de H. H. Aga Khan. Os machos nascidos em 2011 e 2012, Zarkash (Sea The Stars) e Zarkar (Galileo), igualmente não correram. Zarak (nascido em 2013) tornou-se, assim, o primeiro produto de Zarkava a estrear. Zarkamiya, uma potranca filha de Frankel, figura como o produto de Zarkava em 2015. Os dois últimos produtos de Zarkava, até aqui, são um macho e uma fêmea, respectivamente filhos de Invencible Spirit e Siyouni, nascidos em 2016 e 2017.

 

Mais notícias

Em atropelada fulminante, Invader vence o Clássico Luiz Rigoni (L)

Milheiro do Stud Estelinha não deu chance aos rivais no teste para a Milha Internacional.

Entrevista: Sérgio Luis Coutinho Nogueira

Criador, proprietário e dirigente, Sérgio Coutinho Nogueira vivenciou experiências em diferentes setores da indústria turfística. Numa conversa franca, algumas das impressões e relatos sobre o mundo das corridas de cavalo.

Never On Sunday vence e convence no GP Luiz Fernando Cirne Lima

Filha do nacional Victory Is Ours, pertencente ao Stud Boate Azul, venceu o “Páreo das Éguas”, em Porto Alegre.