Sem a facilidade esperada, Songbird conquistou outro G1
Vitória esmagadora diante de lote pouco expressivo não veio. Estrela do turfe norte-americano, porém, não deixou escapar o nono G1 da campanha.
O palco, em Delaware Park, estava preparado para mais um galope de saúde de Songbird. Afinal de contas a detentora dos troféus de “Champion 2yo filly” e “Champion 3yo filly” nos Estados Unidos encontraria, no Delaware Handicap (gr.I, com US$ 750 mil de bolsa), um dos lotes mais acessíveis dentre aqueles por ela já enfrentados. Ainda que sem o “show” que dela se aguardava, Songbird obteve, na ocasião, a nona vitória de G1 da campanha.
Lançada à dianteira por Mike Smith, Songbird registrou parciais apenas razoáveis, de 24.26 e 48.36 para os primeiros 400 e 800 metros, respectivamente. Porém, ao ser procurada pelo jóquei na reta de chegada, a corredora não conseguiu desvencilhar-se de Martini Glass (Kitalpha). Faltando 300 metros para o disco, Martini Glass – cuja melhor colocação clássica da campanha, até então, havia sido um segundo lugar em stakes não graduado disputado ali mesmo, em Delaware, no mês de junho – apertou o cerco para cima da franca favorita.
Na base da categoria, Songbird aparou os avanços de Martini Glass para vencer por 1 corpo. A canadense Line of Best Fit (Trajectory) finalizou em terceiro a 2 corpos de Songbird. Tempo de 2:03.96 para os 2.000m na raia de areia.
Jerry Hollendorfer responde pelo preparo de Songbird, agora com 4 anos, dona de mais de US$ 4,5 milhões em prêmios e de 13 vitórias em 14 saídas. A única derrota para a não menos brilhante Beholder, na - histórica - Breeders’ Cup Distaff (gr.I) do ano passado. Filha de Medaglia D’Oro e Ivanavinalot (West Acre), Songbird foi criada por John Antonelli e pertence à Fox Hill Farms Inc.