25 jan 2023 | 18:00:54

Sem escolher raia, Evidências brilha no Grande Prêmio 25 de Janeiro (G2)

Múltipla ganhadora clássica da Coudelaria Fantastic conquistou vitória autoritária.


Evidências venceu o tradicional "25 de Janeiro".

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCB

Um dos mais tradicionais embates destinados às éguas, na temporada clássica nacional, o Grande Prêmio 25 de Janeiro (G2), em 2.000m na raia de areia (macia, pela variante), para fêmeas de 3 e mais anos, foi amplamente dominado por Evidências, 3 anos, filha de Drosselmeyer e Fiji Mambo (Kingmambo), de criação do Haras Old Friends e propriedade da Coudelaria Fantastic.

Pela baliza um, Evidências apanhou ótima partida e, ainda que momentaneamente, assegurou a dianteira, após o pulo de largada. Vinda do extremo externo do partidor, porém, Da Cocasse fez questão da ponta, pouco antes do início da curva da direita.

Byblic War era a terceira e Dimarie a quarta. Pearl do Iguassu completava o lote das cinco primeiras colocadas.

Na reta oposta, nada de modificações. Da Cocasse e Evidências seguiam inabaláveis, nas duas primeiras colocações. A partir dos últimos 600 metros, então, o pelotão principal aglutinou-se: Evidências, lançada por fora de Da Cocasse, apertava o passo, levando Dimarie consigo. Pela baliza um, era Pearl do Iguassu quem se infiltrava.

Já no lote intermediário, notou-se o acentuado tropeço de Opção Certa, quando as competidoras preparavam-se para ingressar no tiro direto. Na hora da verdade, Evidências e Pearl do Iguassu passaram a compartilhar do protagonismo do páreo. À medida que Fernando Larroque, porém, pediu por Evidências, com maior rigor, a corredora desvencilhou-se da oponente e decolou para o disco, nos últimos 200 metros.

Em vitória autoritária, Evidências bateu Love Now por 6 corpos e ¼. Pearl do Iguassu foi a terceira. Dimarie e Da Cocasse completaram o marcador. Depois, Opção Certa, Byblic War, Virgin Gold e Costa Azurra.

Treinada por Emerson Garcia, Evidências obteve sua 4ª vitória (2ª clássica) em 8 corridas. Vencedora, no ano passado, sobre a grama, do GP Henrique de Toledo Lara (G1), Evidências assinalou 2:02.35 para os dois quilômetros.

 

Mais notícias

Mercado: filho de Dubawi e Dar Re Mi alcança US$ 4,8 milhões no Tattersalls October

Aquisição da Al Shaqab Racing corresponde ao recorde de 2018, até aqui.

De ponta a ponta, Aeromani vence o Protetora do Turfe

Filho do nacional Aerosol pertence a Agamenon Machado A. Berni.

PR: nos 2.000 metros, melhor para Motivo de Glória

Defensor do Haras Monte Carlo venceu a Prova Especial Ubaldo Siqueira.