11 jun 2017 | 15:48:17

Show de Jadir no Grande Prêmio Jockey Club Brasileiro (gr.I)

Stud Eternamente Rio obteve sua segunda vitória de G1 no festival.

Jadir não deu chance aos adversários no Criterium

Imagem: Gérson Martins

Se ontem (10) Ekans já havia rendido ao Stud Eternamente Rio vitória de G1 no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, hoje (11) a coudelaria voltou a brilhar em momento importante do festival máximo da Gávea. Em vitória de grande autoridade, Jadir, filho de Soldier of Fortune e Dica (Ghadeer), de criação e propriedade do Stud Eternamente Rio, conquistou o Grande Prêmio Jockey Club Brasileiro (gr.I), o Criterium dos produtos de 2 anos, em 1.600m na raia de grama (macia).

Primeiro líder da geração, Dragão mandou-se para a dianteira após a partida - após breve domínio de Essential Lord (Dubai Dust), que sobrou para segundo. Imperial Castle (Crafty C. T.) era o terceiro, correndo Juan Manuel Fangio (Rock of Gibraltar) em quarto. Quarteto de Cortas (Rock of Gibraltar) acionava em quinto. 

Carlos Lavor, sem qualquer preocupação com as movimentações dos ponteiros, corria Jadir na oitava colocação.

No tiro direto, Essential Lord girou tal qual uma autêntica barbada, ao lado de Dragão. Quando acionado, porém, Essential Lord não correspondeu como de esperado. Ao mesmo tempo, outros competidores vinham de trás, a exemplo de Imperial Castle e Sai da Frente (Elusive Quality). A 300 metros do espelho, porém, Jadir despontou com grande desenvoltura por fora de todos os seus adversários. E logo se percebeu que não seria outro o ganhador do páreo.

Na canhota de Lavor, Jadir passou como quis pelos primeiros colocados. Com ação cada vez maior, o castanho alcançou o espelho 3 corpos e 3/4 à frente de Sai da Frente. Farroupilha Boy (por Drosselmeyer, 5 e 1/4) foi o terceiro colocado. Or Noir (por Soldier of Fortune, 5 e 3/4) e Imperial Castle (6 e 3/4) completaram o marcador.

Depois: Grand Cru, Quarteto de Cordas, Juan Manuel Fangio, Dragão, Essential Lord, Ganzá e Namíbia. 

Um dos destaques do festival (com duas vitórias de G1, uma listed race e uma prova especial), Luis Esteves enviou Jadir à raia em excelente forma para a conquista de sua terceira vitória em 4 corridas. Além de uma eliminatória na estreia Jadir soma êxito no GP José Paulino Nogueira (gr.III). 

Tempo de 1:33.65.

Mais notícias

EUA: com Northern Afleet no pedigree, Sir Winston vence o Belmont Stakes (gr.I)

Guarana, da Three Chimneys, permanece invicta após vitória no Acorn Stakes (gr.I).

Ler na íntegra

EUA: Mubtaahij desencanta na América e vence o Awesome Again Stakes (gr.I)

Cinco provas de G1 movimentaram sabatina de Santa Anita. Brasileira Kiss Me Now falhou no Rodeo Drive Stakes.

Ler na íntegra

RS: Perfect Bullet vence o Clássico Cidade de Porto Alegre

Defensora do Stud Duplo Ouro prevaleceu na melhor prova do dia, no Cristal.

Ler na íntegra