04 out 2020 | 11:44:53

Sottsass vence o Prix l’Arc de Triomphe; Enable despede-se das pistas com um sexto

Prova máxima do turfe francês foi disputada, neste domingo (4), em Longchamp.


Cristian Demuro vibra com a vitória de Sottsass

Imagem: Christophe Archambault/Irish Times

Neste domingo (4), em Longchamp, disputou-se uma das mais aguardadas edições do Prix l’Arc de Triomphe (G1) – vez que, em 2020, a prova máxima do turfe francês estava prestes a coroar sua primeira tricampeã: Enable. Esta, porém, despediu-se das pistas com uma sexta colocação, tendo a vitória sorrido a Sottsass, 4 anos, filho de Siyouni e Starlet’s Sister (Galileo), de criação de Ecurie des Monceaux e propriedade de Peter M. Brant/White Birch Farm.

Com Persian King correndo na ponta, Cristian Demuro mantinha Sottsass em terceiro. Enable era a quinta, sempre “na mão” de Frankie Dettori. Ritmo moderado, na primeira parte do percurso.

No tiro direto, o público turfista, ao redor do mundo, aguardava o arremate de Enable. Quando colocada para correr – além de se chocar com outros competidores – a grande favorita não saiu do lugar. Lá na frente, Sottsass dominava a carreira, derrotando o irlandês In Swoop, atual vencedor do Derby Alemão (G1), por ¼ de corpo. Persian King foi o terceiro. Enable, como adiantado, entrou sexto.

Treinado por Jean-Claude Rouget, Sottsass conquistou a 5ª vitória em 11 saídas. Também vencedor do Prix Ganay (G1) e do Prix du Jockey Club (G1), é o primeiro derby winner francês a ter vencido o Arco, desde Dalakhani, em 2003.

Tempo de 2:39.34 para os 2.400m, na grama pesada.

Mais notícias

Barbo repete Mudador e vence o GP ABCPCC (L) em Porto Alegre

Irmão próprio do ganhador em 2016 pertence a Luiz Alberto Andrade Araújo.

De olho em recorde, Baffert ruma, mais forte do que nunca, para o Kentucky Derby (G1)

Nadal sobrarem nos desdobramentos do Arkansas Derby (G1), em Oaklawn Park. Além deles, mantém guardado, às 7 chaves, na Califórnia, Authentic.

Com Subconscious, Tapit chega à marca de 150 ganhadores black type

Garanhão da Gainesway segue expandindo suas marcas, na criação norte-americana