27 out 2025 | 17:33:57

Ta-Valente é "bi" no Clásico Pablo Gelsi Y Walter R. Báez, em Maroñas

Filho do nacional Gibraltar Point, criado pelo Haras San Francesco, pertence ao Stud Taquary.


Tá-Valente (esq.) voltou a vencer, em Maroñas.

Imagem: Transmissão H.R.U.

Repetindo o êxito conquistado, no mesmo páreo, em 2024 (em 2023, venceu, praticamente, a mesma corrida, quando se denominava Clásico Pablo Gelsi e Y José M. Ferro), o brasileiro Ta-Valente, 5 anos, filho do nacional Gibraltar Point e Ta-Maluca (Linngari), de criação do Haras San Francesco e propriedade do Haras Taquary, venceu, pela segunda vez, o Clásico Pablo Gelsi Y Walter R. Báez, em 1.500m na raia de grama, para animais de 3 e mais anos.

A prova foi disputada, no domingo (26), em Maroñas.

Enquanto o argentino Basil ditava o ritmo do páreo, na dianteira, José da Silva mantinha Ta-Valente na sétima e penúltima colocação - a salvo de qualquer briga inicial.

Na reta final, Ta-Valente arrematou, com disposição, a meio de raia. Passou a disputar a ponta, em acirrado embate, com Siempre Feliz e, também, juntamente do brasileiro Fígaro (por Hat Trick, do Haras Old Friends). Numa chegada escamada, Ta-Valente alcançou o disco 1/2 cabeça à frente de Siempre Feliz, finalizando Fígaro, "agarrado" à dupla, em terceiro.

Os também brasileiros Tupungato (por Forestry, de criação do Haras Dilema) e Ultra Black (por Fortuna Certa, do Haras Maluga) completaram o marcador.

Treinado por Jorge Rey, Tá-Valente obteve sua 8ª vitória em 22 corridas.

Tempo de 1:27.98.

Mais notícias

Sabbath: vitória facílima no Grande Prêmio 25 de Janeiro (G2)

Potranca do Haras do Morro impressionou pela facilidade do triunfo.

Poet’s Word conquista o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I)

Numa das mais tradicionais provas do turfe internacional, filho de Poet’s Voice superou Crystal Ocean, em final de emoção.

Ajustada Agena mantém série invicta, em São Paulo

Potranca do Haras do Morro venceu o Clássico Presidente Eduardo da Rocha Azevedo (L).