31 dez 2021 | 19:46:12

Temporada fantástica: Francisco Leandro atinge 400 vitórias e vence estatística mais uma vez

Jóquei brasileiro, mesmo num ano marcado por acidentes, voltou a brilhar, intensamente, no turfe argentino, alcançando sua quinta estatística de pilotos.


Leandro: 400 vitórias, êxito na estatística e diversos troféus de G1

Imagem: Juan Ignacio Bozello

Se, no início do ano, contassem a alguém que um jóquei, mesmo sofrendo dois acidentes de consideráveis proporções, venceria a estatística argentina e, de quebra, alcançaria a marca de 400 primeiros lugares, a reação mais provável seria a incredulidade.

Francisco Leandro, porém, voltou a desafiar os números e ratificar sua condição de jóquei número um do país vizinho.

Quando Ciudad Deseada venceu o décimo segundo páreo da reunião promovida em Palermo, na quinta-feira (30), Leandro, que já trazia a vitória na estatística sacramentada, alcançou sua 400ª vitória na temporada. Bateu o próprio recorde de vitórias, dentro de um ano, que era de 392 “fotografias”, em 2019.

Não fossem os acidentes, ao longo da temporada, aliás, e o bridão provavelmente colocaria em xeque o recorde de vitórias, num único ano, pertencente a Jorge Ricardo, na marca de 477 êxitos.

Tendo se transferido para a Argentina em 2013, Leandro obteve, nada menos, do que a sua quinta estatística de jóqueis. À exceção de 2017, ano em que venceu Eduardo Ortega Pavon, todos os demais anos, de 2016 até agora, tiveram Leandro no número um entre os pilotos. Trata-se, portanto, de um tetracampeonato direto na estatística.

Além das provas de chamada comum, Leandro brilhou, também, em alguns dos mais importantes páreos do calendário clássico argentino. Dentre os troféus conquistados, estão os dos tradicionais Gran Premios Nacional (G1, vencido por Irwin), Dardo Rocha (G1, vencido por Zuran Zuran) e de Honor (G1, vencido por Strategos) – sem prejuízo de outros.

Mais notícias

Kentucky acena para mudanças nas punições de treinadores em casos de doping

Após acontecimentos recentes, nos quais houve abrandamento de punições aplicadas a treinadores, para situações de doping, Kentucky Horse Racing Commission propõe alterações nas normas do estado acerca do tema – que deverá ampliar as possibilidades de defesa dos profissionais.

Vijay conquista a primeira vitória clássica, em São Paulo

Potro do Stud Flor de Lotus venceu o Clássico Ricardo Lara Vidigal (L).

Filho da brasileira Queen Cabaret, Quechua vence G1 em Cingapura

Menos de 24 horas após a conquista de Bal A Bali, criação sulamericana do Haras Santa Maria de Araras voltou a brilhar em prova internacional.