29 mar 2020 | 23:51:50

Tiz The Law brilha no Florida Derby (G1): Constitution em evidência

Potro novaiorquino deu sequência à ascensão em meio aos 3 anos, do país. Seu pai, Constitution, segue galgando posto de destaque.


Tiz The Law venceu sua segunda prova de G1.

Imagem: Derbe Glass/America's Best Racing

No sábado (28), em Gulfstream Park, produtos de 3 anos disputaram o Curlin Florida Derby (G1), em 1.800m na pista de areia, com dotação de US$ 750 mil. Prova que revelou 3 ganhadores do Kentucky Derby (G1) nos últimos 10 anos – sem contar Maximum Security – teve, desta feita, em Tiz The Law o seu vencedor.

Vindo de vencer, com facilidade, o Holy Bull Stakes (G3), Tiz The Law voltou a chamar atenção por fazer pouco caso dos adversários. Ingressando na reta final em francos avanços sobre os ponteiros, esfuziou, rumo ao disco – cruzado por ele 4 corpos e ¼ à frente de Shivaree. Ete Indien, que venceu o Fountain of Youth Stakes (G2) e já havia escoltado Tiz The Law no Holy Bull, foi o terceiro.

Conduzido por Manuel Franco e treinado por Barclay Tagg, Tiz The Law obteve a quarta vitória (destaque, ainda, para o Champagne Stakes (G1), aos 2 anos) em 5 saídas. Criado no estado de Nova York, pela Twin Creeks Farm, Tiz The Law pertence a Sackatoga Stable (mesma coudelaria que venceu o Kentucky Derby e o Preakness Stakes, em 2013, com Funny Cide).

Pai de Tiz The Law (filho da matriz Tizfiz, uma Tiznow ganhadora de G2), Constitution venceu esse mesmo Florida Derby, no ano de 2014. Filho do fenomenal Tapit, Constitution é, justamente, um dos reprodutores “de nova geração” de maior destaque, na criação norte-americana. Sua primeira leva de produtos é, justamente a nascida em 2017, da qual faz parte Tiz The Law. Independence Hall e Gouverneu Morris, dois dos favoritos no páreo de sábado, derrotados por Tiz The Law, são outros destaques de Constitution – que serviu no Haras Don Alberto, no Chile, em 2017, para onde retornará no segundo semestre de 2020. O garanhão cobre, por US$ 40 mil, na WinStar Farm.

No pedigree de Constitution há nome que chama atenção dos brasileiros, sobremaneira. Sua segunda mãe, Surf Club (Ocean Crest) é a mãe de Emcee (Unbridled’s Song), garanhão importado, para o Brasil, pelo Haras Santa Maria de Araras, em 2018. Ganhador do Forego Stakes (G1), Emcee teve sua primeira geração brasileira nascida em 2019.

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (42ª edição)

André Luis Silva e More Than Reward vencem em Macau. Imagem: Macau Jockey Club Divulgação MACAU ANDRÉ LUIS SILVA (A. L. Silva): O brasileiro venceu sua primeira carreira em Macau após sua transferência para a sua nova jornada. Pilotando More Than Reward (vídeo abaixo), uma pule de 14 por 1, André foi para a foto, surpreendendo os mais cotados no fechamento da reunião do... [continua ]

Jungle King leva a melhor no GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3)

Arenático do Haras Sweet Carol conquistou sua segunda vitória clássica.

Leilão de Coberturas da ABCPCC: inscrições vão até o dia 29 de abril, participe!

Marcado para o dia 12 de maio, leilão credenciará as gerações 2023 dos garanhões para a Copa dos Criadores. Todo o valor arrecadado é revertido para as bolsas do festival.