06 ago 2024 | 18:27:12

Troféu Mossoró 2024: os flashes da premiação

Cerimônia foi realizada, no último sábado (4), véspera do festival da Copa dos Criadores. Doutor Sureño (Haras Moema/Haras Old Friends) foi condecorado com a maior honraria da noite, o Troféu Mossoró de Cavalo do Ano.


No último sábado, véspera do festival da Copa dos Criadores, foi realizada a cerimônia do Troféu Mossoró, da temporada 2023/2024. A premiação que condecora, ano a ano, os melhores nomes do turfe brasileiro, reuniu criadores, proprietários e profissionais no salão da Tribuna B do Jockey Club Brasileiro, que, em evento de congraçamento, revisitaram nomes e momentos marcantes da temporada, que serviu de base à votação.

Na principal categoria do Troféu Mossoró, Doutor Sureño foi eleito "Cavalo do Ano". O filho de Agnes Gold, de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Moema, passou invicto pelo segundo semestre de 2023, emplacando o luxuoso double iniciado na Copa ABCPCC Clássica - Matias Machline (G1) e finalizado no Gran Premio Latinoamericano (G1), na Argentina. Precocemente desaparecido, quando se encontrava na iminência de iniciar sua jornada de reprodutor, o castanho deixou a criação nacional carente de uma de suas principais promessas - e, turfistas de todo o Brasil, saudosos do brilhante corredor que foi em pista. 

Além desse e de outros vencedores da noite, o Troféu Mossoró também oportunizou o compartilhamento, do Presidente Julio Camargo junto aos presentes, a respeito da situação da ABCPCC, dos projetos futuros e outras perspectivas a respeito da entidade. Igualmente, foi homenageado Oswaldo Antunes Maciel, titular da Coudelaria Pelotense - um dos mais longevos criadores PSI, em atividade, no Brasil. Houve, também, uma mensagem de agradecimento, realizada pelo Presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul e pela criadora e proprietária gaúcha, Faby Mattos, em vista das ações de solidariedade realizadas pela comunidade turfística nacional, diante das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. 

Abaixo, alguns flashes da premiação. Fotografias de autoria de João Cotta (@joaocotta_photos).

Juliana Dias e André Cunha apresentaram a premiação
O Presidente da ABCPCC, Julio Belardi de Almeida Camargo, abordou questões referentes ao momento vivido pela entidade, perspectivas e projetos futuros.
Oswaldo Antunes Maciel, titular da Coudelaria Pelotense, recebe homenagem da ABCPCC.
Maurício Pontarolo (esq.), representando o Haras Cifra, recebe de Jairo Martins Júnior (Bet Gold Stud) o Troféu de Oryx, Melhor Potro de 2 Anos.
Nicholas Jarussi (esq.) entrega a Luis Felipe e Paulo Pelanda o Troféu Mossoró de Melhor Potro de 3 Anos, obtido por Obataye (criação do Haras Palmerini).
Arnaldo Gaeta (esq.), representando o Stud H&R, recebe do Diretor da ABCPCC, Renan Lopes (Coudelaria Fantastic) o Troféu de Melhor Potranca de 3 Anos, conquistado por Orla de Ipanema - na companhia, ainda, de seu criador, Luis Felipe Brandão dos Santos (Stud Eternamente Rio).
Paulo Pelanda (dir.) entrega a Rolf Seitz Jr. (Haras Valentin) e à sua filha Gabriela, o Troféu de Melhor Fundista, conquistado por Mind Trick, acompanhados, ainda, do Diretor da ABCPCC e titular da Coudelaria Atafona, Diogo Viana, representando o criador do animal, Stud Hulk.
Titular do Stud São Francisco da Serra, Luis Antônio Ribeiro Pinto recebe de Faby Mattos o Troféu Mossoró de Melhor Arenático, conquistado por Apolo Dez (criação de Ulisses Lignon Carneiro).
Acedenir Gulart (esq.), representando o Stud H&R, recebe de Marcos Crissiuma (Stud Habeas Corpus) o Troféu de Melhor Velocista, endereçado a Mandrake - de criação do Haras Santa Rita da Serra, representado, por sua vez, por Miguel Burlamaqui (dir.)
Carolina e Anderson Stabile (Haras Sweet Carol e Haras Anderson) recebem o Troféu Mossoró de Melhor Milheiro, obtido por London Moon, de Eneas Ferreira Jr. (esq.), do Haras Santa Verônica.
Os representantes do Stud Magia levam consigo os Troféus de Kenlova, a Melhor Égua de 4 e Mais Anos, entregues por Victoria Mota.
Anderson Stabile (Haras Sweet Carol/Haras Anderson) retorna ao palco para receber do Presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul, Gil Boczianowski Irala, o Troféu Mossoró de Melhor Cavalo de 4 e Mais Anos, obtido por London Moon.
Representando o Stud Chesapeake, Arthur Teixeira Mendes recebe de José Carlos Fragoso Pires Jr. o Troféu Mossoró de Melhor Reproduor Nacional, dedicado a Setembro Chove.
Julinho e Julio Camargo (Haras Old Friends) recebem de Paulo César Peixoto de Castro Palhares e seu filho, Kiko Palhares, o Troféu Mossoró da, agora tricampeã do prêmio de Melhor Reprodutora, Notável Sureña.
O jovem Kiko Palhares (dir.) retornou ao palco, juntamente de Luis Felipe Brandão dos Santos (ambos representando o condomínio do animal) para receberem de Arthur Teixeira Mendes o quarto Troféu Mossoró consecutivo de Agnes Gold, na categoria de Melhor Reprodutor.
Antenor Menegolo Neto foi eleito o Melhor Treinador, recebendo o seu Troféu Mossoró de Jariel Thiago (dir./Bet Gold Stud).
Luis Felipe e Paulo Pelanda repetiram o feito da temporada 2021/2022 e receberem de Victor Corrêa (dir.) o Troféu Mossoró de Melhor Proprietário, para o Haras Rio Iguassu.
Coroando a temporada de sucesso, o Haras Cifra, representado por Maurício Pontarolo (esq.), foi agraciado com o Troféu Mossoró de Melhor Criador. Honraria entregue pelo Diretor da ABCPCC e um dos titulares do Haras Santa Rita da Serra, Armando Burlamaqui.
Victorio Fornasaro, treinador do animal e representante do proprietário (Haras Moema); e Julio Camargo, seu criador (Haras Old Friends) foram ao palco para receberem de Luis Felipe Brandão dos Santos o Troféu Mossoró de Cavalo do Ano, conquistado por Doutor Sureño.
Faby Mattos e Gil Boczianowski Irala, representando o Jockey Club do Rio Grande do Sul e a comunidade turfística gaúcha, realizaram agradecimento pelas ações e iniciativas de apoio ao turfe local, no enfrentamento às enchentes e suas trágicas consequências.
 

Mais notícias

Air Ball prevalece no Clássico Bal A Bali (L)

Defensor do Haras das Araucárias conquistou seu batismo clássico.

Cavalo de ferro, Índigo Guerreiro vence a PE Cacique Negro

Fundista do Haras Valentin somou nova vitória à campanha.

Surprising retoma o caminho das vitórias

Corredora do Stud Alessio & Naela venceu o Clássico Imprensa (L).