06 ago 2024 | 18:27:12

Troféu Mossoró 2024: os flashes da premiação

Cerimônia foi realizada, no último sábado (4), véspera do festival da Copa dos Criadores. Doutor Sureño (Haras Moema/Haras Old Friends) foi condecorado com a maior honraria da noite, o Troféu Mossoró de Cavalo do Ano.


No último sábado, véspera do festival da Copa dos Criadores, foi realizada a cerimônia do Troféu Mossoró, da temporada 2023/2024. A premiação que condecora, ano a ano, os melhores nomes do turfe brasileiro, reuniu criadores, proprietários e profissionais no salão da Tribuna B do Jockey Club Brasileiro, que, em evento de congraçamento, revisitaram nomes e momentos marcantes da temporada, que serviu de base à votação.

Na principal categoria do Troféu Mossoró, Doutor Sureño foi eleito "Cavalo do Ano". O filho de Agnes Gold, de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Moema, passou invicto pelo segundo semestre de 2023, emplacando o luxuoso double iniciado na Copa ABCPCC Clássica - Matias Machline (G1) e finalizado no Gran Premio Latinoamericano (G1), na Argentina. Precocemente desaparecido, quando se encontrava na iminência de iniciar sua jornada de reprodutor, o castanho deixou a criação nacional carente de uma de suas principais promessas - e, turfistas de todo o Brasil, saudosos do brilhante corredor que foi em pista. 

Além desse e de outros vencedores da noite, o Troféu Mossoró também oportunizou o compartilhamento, do Presidente Julio Camargo junto aos presentes, a respeito da situação da ABCPCC, dos projetos futuros e outras perspectivas a respeito da entidade. Igualmente, foi homenageado Oswaldo Antunes Maciel, titular da Coudelaria Pelotense - um dos mais longevos criadores PSI, em atividade, no Brasil. Houve, também, uma mensagem de agradecimento, realizada pelo Presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul e pela criadora e proprietária gaúcha, Faby Mattos, em vista das ações de solidariedade realizadas pela comunidade turfística nacional, diante das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. 

Abaixo, alguns flashes da premiação. Fotografias de autoria de João Cotta (@joaocotta_photos).

Juliana Dias e André Cunha apresentaram a premiação
O Presidente da ABCPCC, Julio Belardi de Almeida Camargo, abordou questões referentes ao momento vivido pela entidade, perspectivas e projetos futuros.
Oswaldo Antunes Maciel, titular da Coudelaria Pelotense, recebe homenagem da ABCPCC.
Maurício Pontarolo (esq.), representando o Haras Cifra, recebe de Jairo Martins Júnior (Bet Gold Stud) o Troféu de Oryx, Melhor Potro de 2 Anos.
Nicholas Jarussi (esq.) entrega a Luis Felipe e Paulo Pelanda o Troféu Mossoró de Melhor Potro de 3 Anos, obtido por Obataye (criação do Haras Palmerini).
Arnaldo Gaeta (esq.), representando o Stud H&R, recebe do Diretor da ABCPCC, Renan Lopes (Coudelaria Fantastic) o Troféu de Melhor Potranca de 3 Anos, conquistado por Orla de Ipanema - na companhia, ainda, de seu criador, Luis Felipe Brandão dos Santos (Stud Eternamente Rio).
Paulo Pelanda (dir.) entrega a Rolf Seitz Jr. (Haras Valentin) e à sua filha Gabriela, o Troféu de Melhor Fundista, conquistado por Mind Trick, acompanhados, ainda, do Diretor da ABCPCC e titular da Coudelaria Atafona, Diogo Viana, representando o criador do animal, Stud Hulk.
Titular do Stud São Francisco da Serra, Luis Antônio Ribeiro Pinto recebe de Faby Mattos o Troféu Mossoró de Melhor Arenático, conquistado por Apolo Dez (criação de Ulisses Lignon Carneiro).
Acedenir Gulart (esq.), representando o Stud H&R, recebe de Marcos Crissiuma (Stud Habeas Corpus) o Troféu de Melhor Velocista, endereçado a Mandrake - de criação do Haras Santa Rita da Serra, representado, por sua vez, por Miguel Burlamaqui (dir.)
Carolina e Anderson Stabile (Haras Sweet Carol e Haras Anderson) recebem o Troféu Mossoró de Melhor Milheiro, obtido por London Moon, de Eneas Ferreira Jr. (esq.), do Haras Santa Verônica.
Os representantes do Stud Magia levam consigo os Troféus de Kenlova, a Melhor Égua de 4 e Mais Anos, entregues por Victoria Mota.
Anderson Stabile (Haras Sweet Carol/Haras Anderson) retorna ao palco para receber do Presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul, Gil Boczianowski Irala, o Troféu Mossoró de Melhor Cavalo de 4 e Mais Anos, obtido por London Moon.
Representando o Stud Chesapeake, Arthur Teixeira Mendes recebe de José Carlos Fragoso Pires Jr. o Troféu Mossoró de Melhor Reproduor Nacional, dedicado a Setembro Chove.
Julinho e Julio Camargo (Haras Old Friends) recebem de Paulo César Peixoto de Castro Palhares e seu filho, Kiko Palhares, o Troféu Mossoró da, agora tricampeã do prêmio de Melhor Reprodutora, Notável Sureña.
O jovem Kiko Palhares (dir.) retornou ao palco, juntamente de Luis Felipe Brandão dos Santos (ambos representando o condomínio do animal) para receberem de Arthur Teixeira Mendes o quarto Troféu Mossoró consecutivo de Agnes Gold, na categoria de Melhor Reprodutor.
Antenor Menegolo Neto foi eleito o Melhor Treinador, recebendo o seu Troféu Mossoró de Jariel Thiago (dir./Bet Gold Stud).
Luis Felipe e Paulo Pelanda repetiram o feito da temporada 2021/2022 e receberem de Victor Corrêa (dir.) o Troféu Mossoró de Melhor Proprietário, para o Haras Rio Iguassu.
Coroando a temporada de sucesso, o Haras Cifra, representado por Maurício Pontarolo (esq.), foi agraciado com o Troféu Mossoró de Melhor Criador. Honraria entregue pelo Diretor da ABCPCC e um dos titulares do Haras Santa Rita da Serra, Armando Burlamaqui.
Victorio Fornasaro, treinador do animal e representante do proprietário (Haras Moema); e Julio Camargo, seu criador (Haras Old Friends) foram ao palco para receberem de Luis Felipe Brandão dos Santos o Troféu Mossoró de Cavalo do Ano, conquistado por Doutor Sureño.
Faby Mattos e Gil Boczianowski Irala, representando o Jockey Club do Rio Grande do Sul e a comunidade turfística gaúcha, realizaram agradecimento pelas ações e iniciativas de apoio ao turfe local, no enfrentamento às enchentes e suas trágicas consequências.
 

Mais notícias

Jockey Club do Rio Grande do Sul anuncia pagamentos de prêmios

Cronograma de pagamentos terá início no dia 26 de novembro.

Olhar Mágico carimba passaporte para o Grande Prêmio Paraná

Defensor da Coudelaria Baptista foi o melhor na Taça Hipódromo do Tarumã.

Just Like estreia com vitória no Clássico Ministério da Agricultura (L)

Potranca do Haras Santa Maria de Araras esnobou as emoções da primeira corrida, dando início à campanha de modo vitorioso.