01 dez 2024 | 16:09:43

Troféu Pinheiro de Ouro homenageou os melhores do turfe paranaense

Cerimônia foi realizada na noite de sábado (30). Obataye venceu como "Cavalo do Ano".


Obataye: "Cavalo do Ano", no Troféu Pinheiro de Ouro.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Na noite de sábado (30), no salão da arquibancada social do Jockey Club do Paraná, foi realizada a cerimônia do Troféu Pinheiro de Ouro, que homenageou os melhores do ano de 2024, no turfe paranaense, numa iniciativa conjunta do JCP, da ACPCCP e da TBS International. Na categoria mais importante da premiação, Obataye foi eleito o "Cavalo do Ano".

O crioulo do Haras Palmerini, que pertence ao Haras Rio Iguassu, também prevaleceu nas categorias de "Melhor Potro da Geração 2020" e "Melhor Fundista". Em seu retrospecto, dentre outras vitórias, consta a histórica conquista do GP Brasil (G1), no último mês de junho. 

Noutro momento especial do evento, Dante Luiz Francheschi, recebeu o troféu de "Personalidade Turfística do Ano". Com participação ativa na história do turfe paranaense, Francheschi comemora, em 2024, os 80 anos do Haras Belmont.

Confira, abaixo, os vencedores em cada categoria:

Potro Geração 2021:
ORYX

Potranca Geração 2021:
FUERZA VIVA

Potro Geração 2020:
OBATAYE

Potranca Geração 2020:
CHAMPAGNE ROSÉ

Cavalo Adulto:
PINHÃO DO IGUASSU

Égua Adulta:
MISS MARCELA

Velocista do Ano:
LEGENDER

Milheiro do Ano: 
QUISAR

Fundista do Ano:
OBATAYE

Reprodutor do Ano:
SETEMBRO CHOVE

Reprodutora do Ano:
SURFI’N USA

Criador do Ano:
HARAS CIFRA

Proprietário do Ano:
HARAS CIFRA

Jóquei do Ano:
JOÃO MOREIRA

Treinador do Ano:
MÁRCIO FERREIRA GUSSO

Veterinário do Ano:
MAURÍCIO PONTAROLO

Cavalo do Ano:
OBATAYE

Personalidade Turfística:
DANTE LUIZ FRANCESCHI

Mais notícias

Nota de falecimento: Althayr de Oliveira

Althayr Oliveira Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP Faleceu na manhã de hoje, dia 22, aos 92 anos, o treinador Althayr de Oliveira, o "Peixe", como era carinhosamente chamado por todos. Paranaense de Curitiba, Althayr iniciou sua vitoriosa carreira de treinador em Cidade Jardim, em 1964. A vitória de Kenético, do Haras Malurica, no Grande Prêmio São Paulo de 1983, foi, sem... [continua ]

Nota de falecimento: Hernani Azevedo Silva

Amigos, familiares e a comunidade turfística brasileira perderam Hernani Azevedo Silva. Atuante como criador, proprietário e dirigente, faleceu em São Paulo, nesta terça-feira (11). Por meio da Agro Pastoril Haras São Luiz, Hernani conquistou resultados dos mais expressivos e criou alguns dos mais memoráveis animais do turfe brasileiro. A maior de suas gemas, Clackson (I Say) marcou época como corredor dos... [continua ]

Conferência Anual IFAR: painéis do 2º dia

Evento debate temas relacionados ao reaproveitamento e cuidados dispensados a cavalos atletas, após o encerramento de suas carreiras originais.