06 jun 2021 | 00:20:49

Tudo azul: em dia de Godolphin, Essential Quality vence o Belmont Stakes (G1)

Filho de Tapit rendeu o 3º G1 em menos de 24 horas para a coudelaria do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.


Essential Quality ratificou sua condição de "Melhor 3 anos" dos Estados Unidos

Imagem: Victor Blue/NY Times

Algumas horas depois de Aldayar vencer o Epsom Derby (G1) e Althiqa conquistar o Just A Game Stakes (G1) – prova na qual fez dobrada, com Summer Romance – a Godolphin venceu a sua terceira prova de G1, no mesmo dia. Neste sábado (5), Essential Quality, filho de Tapit e Delightful Quality (Elusive Quality), de criação e propriedade da coudelaria pertencente ao Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, confirmou seu favoritismo no Belmont Stakes (G1), em 2.400m na pista de areia, com dotação de US$ 1,5 milhão, que deu números finais à Tríplice Coroa dos EUA, em Belmont Park.

Com Hot Rod Charlie determinando o ritmo do páreo e Rock Your World correndo em segundo, Essential Quality evoluiu, de quinto, na primeira curva, para terceiro, ao final da reta oposta.

Girando “embalado”, por fora de Hot Rod Charlie e Rock Your World, viu este sobrar, abdicando da disputa, na reta final. Passou a duelar, então, com Hot Rod Charlie, pela primeira colocação – quase que num replay do ocorrido na Breeders’ Cup Juvenile (G1) do ano passado. E, mais uma vez, o tordilho levou a melhor. Com Luis Saez “up”, deixou Hot Rod Charlie (sempre ensaiando reação) a 1 corpo e ¼ na segunda colocação. Romabuer, vindo de vencer o Preakness Stakes (G1), foi o terceiro.

Treinado por Brad Cox, Essential Quality conquistou sua 6ª vitória em 7 corridas. Seu único revés, até aqui, ocorreu no último Kentucky Derby (G1), no qual finalizou em terceiro. Troféus obtidos na já citada “BC Juvenile”, no Breeders’s Futurity (G1), no Bluegrass Stakes (G2) e no Southwest Stakes (G3) também enfeitam a prateleira do melhor potro de 3 anos dos Estados Unidos.

Tempo de 2:27.11.

Mais notícias

Nota de falecimento: Eduardo Ribeiro Saldanha

Faleceu na quarta-feira (2), aos 85 anos, em Campo de Goytacazes, Eduardo Ribeiro Saldanha. Saldanha presidiu o Jockey Clube de Campos e também prestigiou o turfe na condição de criador e proprietário do Haras Planície.  Guaruman, ganhador do Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (G1), foi um dos destaques de sua farda. A Diretoria da ABCPCC presta votos de... [continua ]

Com Japan, Galileo alcança seu 80º ganhador individual de G1

Corredor da Coolmore venceu o Grand Prix de Paris (gr.I).

Silvestre de Sousa brilha e conduz Elmalka à vitória nos 1000 Guinéus (G1) de Newmarket

Piloto brasileiro obteve importante vitória para seu currículo.