07 fev 2021 | 20:35:12

Uttori brilha no Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (G1)

Potro do Haras Estrela Nova deu início à Tríplice Coroa.


Wilkley Xavier comemora a vitória de Uttori

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Disputado neste domingo (7), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (G1), em 1.600m na pista de grama (pesada), para produtos de 3 anos, deu início à Tríplice Coroa. Vitória de Uttori, filho de Vettori e Umniyah (Burooj), de criação e propriedade do Haras Estrela Nova.

Oscar Winner buscou a ponta, mas logo restou superado por Knight Winner. Este fez questão absoluta do primeiro posto, com Oscar Winner passando a correr em segundo – enquanto Playa Los Ingleses e Jackson Pollock disputavam o terceiro. Iron Kentucky, pelos paus, corria em quinto.

Inevitable e Ilíon King eram outros dois competidores à frente de Uttori, que, vindo do extremo externo do partidor – baliza 14 – corria em oitavo. Na curva, Lionel The Best também ultrapassou Uttori, que sobrava para nono, correndo o favorito Olympic Kremlin na décima posição, pelos paus.

Abordada a reta final, Knight Winner fez-se presa fácil para Oscar Winner. Não demorou, porém, para que Jackson Pollock e Playa Los Ingleses juntarem-se à briga pela ponta. A 300 metros do espelho, percebiam-se as fortes atropeladas de Uttori e Lionel The Best.

A referida dupla passou a protagonizar a disputa, na altura dos últimos 200 metros. Com Wilkley Xavier “up”, Uttori chegou ao disco 1 corpo e ¼ à frente de Lionel The Best. Após o páreo, houve reclamação do segundo colocado, que, contudo, foi julgada improcedente. Vindo de longe, João da Jandinha, em vigorosa atropelada, foi o terceiro colocado. Roman Holiday e Jackson Pollock completaram o marcador.

Depois, Ílion King, Oscar Winner, Playa Los Ingleses, Inevitable, Iron Kentucky, Bem Feito, Come Zip, Olympic Kremlin (sofreu acentuado prejuízo, na entrada da reta final) e Knight Winner.

Treinado por Roberto Solanés, Uttori conquistou sua 2ª vitória (1ª clássica) em 5 saídas. Ele que vinha de escoltar Olympic Kremlin no “trial” do GP José Buarque de Macedo (G3), hoje percorreu a milha no tempo de 1:36.49.

Mais notícias

Coolmore adquire participação em Maximum Security

Múltiplo ganhador de G1 servirá no Ashford Stud, ao final da campanha. Seu pai, New Year’s Day, esteve no Brasil, em 2019.

Preparatórias para Taça de Prata em destaque no JCB

Provas especiais serão disputadas no fim de semana da Gávea.

Consul American levanta a Prova Especial Câmara Municipal

Velocista do Stud El Gibbor obteve a 22ª vitória da campanha.