14 mar 2017 | 12:09:01

Vettori Kin e Wenzel Blade lideram ranking de ratings no Brasil

Dupla soma 115 libras, uma a mais que Cônsul American e Fidedigno.


Em treinamento na Flórida, Vettori Kin encerrou 2016 com um rating de 115 libras, ao lado de Wenzel Blade

Imagem: Gustavo Duprat

Dois dos nomes de maior destaque do último semestre em pistas brasileiras, Vettori Kin (Vettori) e Wenzel Blade (Wenzel Blade) encerraram 2016 na condição de maiores ratings do país, na primeira metade da temporada hípica 2016/2017. Com um rating de 115 libras, a dupla empatou no topo do ranking, que analisou as provas de black type do Brasil disputadas a partir de julho do ano passado.

Vettori Kin obteve seu rating ao vencer Kit Kat Jet por 3 corpos e 1/4 no GP Derby Paulista (gr.I), disputado no dia 6 de novembro, por produtos de 3 e mais anos, em Cidade Jardim, correndo os 2.400 metros na grama em 2:30.92. Já Wenzel Blade, uma semana antes, no mesmo hipódromo, derrotou Cônsul American (por cabeça no quilômetro do GP Proclamação da República (gr.II), na marca de 56.04 (grama pesada)), derrotando a animais de 3 e mais anos na ocasião.

Exportado para os Estados Unidos, Vettori Kin encontra-se em treinamento no Payson Park Thoroughbred Center, na Flórida, sob os cuidados de Kenny McPeek e equipe. Já Wenzel Blade não mais competiu após sua derrota para Kitikero (Shirocco) no Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Junior (L), disputado em janeiro deste ano, na capital paulista - tendo cogitada, inclusive, a sua retirada das pistas com destino à reprodução. 

O já citado Cônsul American, com um rating de 114 libras, empata com o argentino Fidedigno (Forestry) no terceiro posto da lista. O velocista obtivera sua marca ao levantar o Clássico Pres. Marcio Correa de Toledo (L), em outubro do ano passado, em Cidade Jardim, ao passo que o milheiro o fizera por conta do GP Julio Cápua (gr.III), corrido na Gávea em dezembro do ano passado. Em quinto, outro empate: Guaruman (Siphon) e Salto Olímpico (Holy Roman Emperor), em razão de suas vitórias conseguidas nos GGPP Estado do Rio de Janeiro (gr.I, em janeiro de 2017) e Jockey Club de São Paulo (gr.I, em outubro de 2016), respectivamente.

Fêmea de melhor posição no ranking, e atual "xodó" dos turfistas brasileiros, No Regrets (Fluke) aparece empatada com outros 4 animais no sexto posto, ao somar um rating de 112 libras. Convém destacar que a prova que rendera a No Regrets o aludido rating fora o GP Henrique Possolo (gr.I) de fevereiro, e não o GP Diana (gr.I) do último domingo - que ainda será objeto de avaliação podendo computar à excelente corredora um rating ainda maior. Aparecem ao lado de No Regrets, ainda, Maraton (por Holy Roman Emperor, ganhador do GP J. Adhemar de Almeida Prado - Taça de Prata (gr.I) em agosto de 2016), Easy To Love (por Adriano, ganhador do GP Ipiranga (gr.I) em 2016), Huber (por Acteon Man, ganhador do GP Almirante Marques de Tamandaré (gr.II) em 2016) e First Amour (por First American, ganhador do GP Paraná (gr.III) em agosto de 2016), sendo esse último o arenático melhor situado na lista.

Clique aqui e acesse o ranking atualizado de ratings no Brasil na temporada hípica 2016/2017. O documento também está disponível para acesso na coluna lateral do site.

Mais notícias

RS: Etê Kaluanã volta a dar show e fica a um passo da tríplice coroa

Potranca de Alberto J. Tiellet Miorim venceu o GP Presidente Fernando Jorge Schneider. Entre os machos, melhor para Adriansassy.

Hong Kong: Lucky Soul vence handicap em Happy Valley

Crioulo do Haras Cifra obteve sua primeira vitória no exterior.

Sun Of Hill vence e obtém seu batismo clássico

Potranca do Haras Valentim superou Love Now no Clássico Paulo José da Costa e Professor Doutor Paulo José da Costa Junior (L).