07 ago 2017 | 21:27:09

Vida dedicada ao turfe: Samir Abujamra recebeu o Troféu Mossoró

Entrega do prêmio ao hipólogo deu-se na premiação da Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III).


Samir Abujamra recebe o Troféu Mossoró ladeado (da esquerda para a direita) por Luiz Edumundo Cardoso Barbosa, Luis Felipe Brandão dos Santos e Sérgio Luis Coutinho Nogueira

Imagem: Divulgação ABCPCC

Enquanto a Família Stabile recebia os troféus pela vitória de Thunder Cat na Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III), no último sábado (5), na Gávea, a Copa dos Criadores contemplava outro grande momento da tarde festiva. No pódio, Samir Abujamra teve entregue a si o Troféu Mossoró de honra ao mérito.

Diferentemente, porém, dos demais ganhadores do Troféu Mossoró, os feitos de Abujamra não tiveram como referência, apenas, a temporada 2016/2017 do turfe brasileiro. Em que pese o fato de Roderic O’Connor – cuja seleção coube, justamente, ao hipólogo – ter vencido na categoria de melhor reprodutor, o motivo da premiação reflete décadas e décadas de estudos e envolvimento junto à criação do PSI no país.

Ghadeer, tido e havido como a mais bem sucedida importação da história da criação brasileira, passou pelo crivo – e indicação – de Abujamra. Uma década depois, Roi Normand cujos feitos deram-se além de nossas fronteiras pelas patas de Redattore e Riboletta, também desembarcou no Brasil após seleção do profissional. Concomitante e até mesmo previamente, diversos outros reprodutores e matrizes, que ajudaram a escrever a história do cavalo de corrida nacional, foram fruto do conhecimento aplicado de Abujamra.

Em 2010, Abujamra publicou o livro “Turfe: Histórias e Memórias”, no qual relata algumas de suas experiências mais marcantes junto ao turfe. A obra contou com sessões de lançamento em São Paulo e no Rio de Janeiro e permitiu que milhares de pessoas compartilhassem das experiências vividas pelo hipólogo na indústria turfística – brasileira e internacional.

A condecoração de Samir Abujamra resultou de deliberação unânime da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ABCPCC, que o parabeniza pelo feito e ratifica seus votos de agradecimento pelos serviços prestados à criação brasileira.

Mais notícias

Quality do Iguassu vence arranhando o recorde e segue invicta!

Potranca do Haras Rio Iguassu venceu a Prova Especial Jorge Wallace Simonsen.

Dalheconquistadora vence a Prova Especial Colina Verde

Potranca do Haras Clemente Moletta demonstrou adaptação ao aumento da distância.

Em recorde, Willie Hobbo vence a Prova Especial Cidade de Curitiba

Defensor do Stud My Hero Dad prevaleceu no melhor páreo do dia, na capital paranaense.