10 maio 2019 | 14:09:03

Xonado e Art Dollar: brilham os garanhões nacionais na nova geração em Curitiba

Produtos de Skypilot e Billion Dollar venceram listed races na capital paranaense.


Xonado resistiu aos avanços de King Three.

Imagem: Erick Cunha/Divulgação JCP

Na jornada realizada na quinta-feira (9), em Curitiba/PR, a geração 2016 viveu momentos importantes no desenrolar de seu calendário. Neles, prevaleceu a figura do garanhão nacional.

Produtos de 2 anos disputaram o Clássico Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (L), em 1.400m na pista de areia. Vitória de Xonado, filho de Skypilot e Largess (Feijão Preto), de criação e propriedade do Haras Free Way.

Tomando a ponta logo após a largada, Xonado tinha, no seu encalço, Mestre do Iguassu (Glória de Campeão) e Kopenhagen (Midshipman). Logo nos primeiros lances da reta final, Xonado desvencilhou-se de ambos, ao passo que King Three (Salto), em rápidos galões, assumiu o segundo posto e passou a carregar sobre o ponteiro.

Com Vicente Paiva trazendo-o a “canto chorado”, até o espelho, Xonado derrotou King Three por pescoço. Mestre do Iguassu (2) foi o terceiro, finalizando Kopenhagen (9 e ¼) e Olympic Jack (por Agnes Gold, 24 e ¼) no complemento do marcador.

Treinado por Marcos Decki, Xonado conquistou a segunda vitória (primeira clássica) em 4 saídas produzidas entre Curitiba e Rio de Janeiro. Tempo de 1:29.90.

Já no embate reservado às potrancas de 2 anos, a estreante Art Dollar, pertencente à primeira geração de Billion Dollar – na matriz Ziti Fighter (Irish Fighter) – de criação do Haras Centro Cerra e propriedade do Stud Ajato, conquistou o Clássico Alô Ticoulat Guimarães (L), em 1.400m na raia de areia.

Art Dollar tratou dos papéis logo após a partida, tomando a ponta. Rahffes (Agnes Gold) corria em segundo, com Kate Flying (Midshipman) e Kawaii Runner (Midshipman) disputando a Terceira colocação.

Colocada para correr, por Marcos Ribeiro, no tiro direto, Art Dollar manteve o bom ritmo na dianteira, não dando qualquer chance, de aproximação, a Rhaffes. Em vitória firme, derrotou a filha de Agnes Gold por 2 corpos e ¾. Kate Flying (10 e ¼) foi a terceira. Depois, Nala (por Setembro Chove, 20) e Kawaii Runner (21 e ½).

Recebendo treinamento de D. Gonçalves, Art Dollar assinalou 1:29.30 para a distância.

Mais notícias

Com desconforto no joelho, Enable retornará, somente, em agosto

Campeã da Juddmonte Farms, que estava sendo preparada para reaparecer na Coronation Cup (gr.I), apresentou desconforto num dos joelhos. Expectativa indica reaparecimento em agosto, nos preparativos para o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I).

GP Latinoamericano: Gandhi Di Job e Puerto Escondido, ausências sentidas

Vencedores do Ramirez e do Pellegrini, que representariam, respectivamente, Maroñas e San Isidro no GP Longines Latinoamericano (gr.I), não participarão da prova.

Leilão de Coberturas movimenta R$ 246 mil. Confira mapa e coberturas disponíveis

Serviços não leiloados dos reprodutores ficarão à disposição dos interessados até 17 de junho.