Zenyatta dá à luz uma filha de Medaglia d'Oro
Nascimento aconteceu ontem (9) no Kentucky
A super craque Zenyatta pariu ontem (9) o quinto produto de sua prole. De acordo com publicação da Blood Horse, assinada por Lenny Shulman, a corredora deu a luz a uma filha de Medaglia d'Oro, nascida por volta das 21 horas (horário local) na Lane's End Farm, no Kentucky, onde vive a campeã.
Dos produtos anteriores de Zenyatta, nenhum deles galgou destaque em suas campanhas. O primeiro a correr, Cozmic One (por Bernardini, nascido em 2012), não obteve colocação em duas corridas, ao passo que Ziconic (por Tapit, nascido em 2013) segue "perdedor" após 6 corridas, contando com 1 segundo lugar e 3 terceiros.
Em 2014 e 2016, Zenyatta originou dois produtos (uma fêmea e um macho) de War Front. Ambos, entretanto, vieram a morrer de modo bastante precoce.
Filha de Street Cry e Vertigineux (Kris S.), Zenyatta nasceu em 2004, sob os cuidados de Maverick Production, e em campanha, ao defender o casal Jerome Moss (que segue sendo seu proprietário até hoje), tornou-se uma lenda do turfe moderno. Dona de 19 vitórias em 20 corridas, a tetracampeã do Eclipse Award (1 vez como animal do ano e por 3 no título de melhor égua adulta), Zenyatta foi a primeira (e segue sendo a única, até hoje) fêmea na história a vencer a Breeders' Cup Classic (gr.I). Outras 13 provas de G1 enfeitam sua galeria, que é lastreada por mais de US$ 7,3 milhões em prêmios.
Após ser aposentada e alojada, em definitivo, na Lane's End Farm, Zenyatta passou a ser visitada por turfistas de todas as partes do mundo - cujas idas até o haras fomentaram diversas campanhas de caridade promovidas pelo Moss. No último sábado (6), ao acompanhar seu pupilo Gormley, no Kentucky Derby (gr.I), Jerome Moss declarou a repórteres presentes a Churchill Downs que estava considerando não cobrir Zenyatta em 2017, em razão do calendário já avançado na atual temporada de monta norte-americana.