Silvestre de Sousa brilha e conduz Elmalka à vitória nos 1000 Guinéus (G1) de Newmarket
Piloto brasileiro obteve importante vitória para seu currículo.
Silvestre de Sousa e a salva de prata dos 1000 Guinéus (G1), vencidos por Elmalka.
Imagem: Newmarket (Divulgação)
No domingo (5), em Newmarket, potrancas de 3 anos disputaram os 1000 Guinéus (G1), em 1.600m na raia de grama (macia). Vitória de Elmalka, que foi conduzida pelo brasileiro Silvestre de Sousa.
Correndo na décima sexta e última colocação, durante a maior parte do tempo, Elmalka (um rateio de 28/1) atropelou, com destreza, nos últimos 400 metros da competição.
Ramatuelle, uma Justify, trazia a prova, praticamente, ganha, até que, nos seus lances decisivos, perdeu em intensidade e, de outro lado, suas adversárias passaram a galgar o protagonismo da disputa. Com melhor ação, Elmalka derrotou Porta Fortuna, que vinha de formar a dupla na Breeders' Cup Juvenile Fillies Turf (G1), por um pescoço de vantagem. Ramatuelle foi a terceira.
Treinada por Roger Varian, Elmalka é uma filha de Kingman na múltipla ganhadora de G1, Nahrain, por Selkirk, de criação da Godolphin e propriedade do Sheikh Ahmed Al Maktoum. Soma 2 primeiros lugares em 3 corridas. Tempo de 1:37.05.
A vitória teve um gosto para lá de especial, para Silvestre de Sousa. No final de março, o piloto retomou sua carreira após extensa suspensão aplicada pelos comissários de Hong Kong, quando de sua passagem pelo turfe asiático - vencendo o importante G1, portanto, pouco mais de 1 mês após seu retorno às competições. Além disso, foi o proprietário de Elmalka quem, há duas décadas, oportunizou-lhe seus primeiros contatos com o turfe árabe, no qual chegou a vencer, anos mais tarde, a Dubai World Cup (G1).
Mais notícias
Nota de Falecimento: Sergio Peixoto de Castro Palhares
O Jockey Club Brasileiro, com profundo pesar, comunica o falecimento de Sergio Peixoto de Castro Palhares. Integrante de uma das famílias mais tradicionais do turfe no país, Sergio nos deixou neste sábado, 07 de fevereiro, aos 90 anos, completados em dezembro de 2025. Neto de Antonio Joaquim Peixoto de Castro Jr. e Zélia Gonzaga Peixoto de Castro, portanto, irmão de... [continua ]


