04 ago 2023 | 17:18:39

A “cereja do bolo”: último G1 da tarde, Taça de Prata dos potros apresenta lote numeroso e qualificado

Potros de campanhas interessantes e enormes aspirações medirão forças no Grande Prêmio João Adhemar de Almeida Prado (G1).


Um dos ganhadores de G1 presentes ao lote, Fígaro encara novo desafio - em páreo repleto de atrações.

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Um dos páreos mais aguardados do ano, em Cidade Jardim: assim pode ser definida a expectativa pela disputa do Grande Prêmio João Adhemar de Almeida Prado (G1), a Taça de Prata dos potros, na Copa dos Criadores.

Derradeiro embate da Copa, o páreo promete ser um gran finale inesquecível, para o festival.

A começar pelo fato de que a prova colocará, frente a frente, os vencedores das duas corridas de graduação máxima disputadas pelos machos da geração 2020, até aqui. Herói da Copa Precocidade e Velocidade e, posteriormente, ganhador do GP Juliano Martins (G1), Fígaro (por Hat Trick, do Haras Old Friends) irá encarar The Last Emperor (por Can The Man, de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Haras Princesa do Sul), por sua vez vitorioso no GP Jockey Club Brasileiro (G1).


Famoso desde antes de sua estreia, Kempes Love (por Put It Back, de criação do Haras Nijú e propriedade do Clube Hípico Rio de Janeiro) deu um show, no debut, em março – tendo contra si, desta feita, o fator reaparecimento. Invicto em duas saídas, Summerset (por Setembro Chove, de criação do Stud Chesapeake e propriedade do Stud My Hero Dad) fará sua primeira aparição na esfera clássica e também promete exibição destacada.


Ganhadores clássicos, Maranhão (por Chronnos, do Haras Anderson), Luck Is Back (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Sampaio) e El Dragon (por Onzaneiro, de Marcus José Andrade da Cunha) viajarão – os dois primeiros, partindo do Rio de Janeiro; o outro, do Paraná – até Cidade Jardim para tentarem a almejada vitória de G1.

Completam o lote:

Metre Cube (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Haras S. Ludmer)

Martin Luther King (por Put It Back, do Haras Santa Maria de Araras)

For Export (por Drosselmeyer, de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Maria Aparecida)

Ertugrul Bei (por Onzaneiro, de Marcus José Andrade da Cunha)

Empire of The Nile (por Courtier, do Haras Belmont)

João Adhemar de Almeida Prado, que empresta seu nome à Taça de Prata dos machos, esteve associado a animais inesquecíveis, do turfe nacional. Não raramente apontado como o melhor PSI brasileiro de todos os tempos, Farwell posa, nesse retrato, ao lado de nomes como o do argentino Gualicho que, trazido ao Brasil por João Adhemar, também marcou época. Adil foi outro que colocou a criação da Família Almeida Prado (notabilizada pelo Haras Jahú & Rio das Pedras) entre as principais do país.

A prova será disputada às 16h49min, no 9º páreo da programação.

 

Mais notícias

Argentina: The Last Ilusion faz brilhar a criação Paula Machado

Filho da brasileira Helisangela venceu o Clásico Antonio Cane (gr.III).

Cônsul American volta a vencer em Cidade Jardim

Alazão do Stud El Gibbor levantou a Prova Especial Câmara Municipal.

Aos 28 anos, Pivotal é aposentado

Reprodutor, até aqui, produziu 241 stakes winners, sendo 31 ganhadores de G1. "Pai de pais" e avô materno de exceção, despede-se do breeding shed na condição de um dos mais importantes garanhões do Século XXI.