Shamardal desfalca criação europeia
Garanhão da Darley morreu, aos 18 anos, na Irlanda
A criação europeia perdeu, nesta semana, um dos seus melhores garanhões. Shamardal faleceu, aos 18 anos, no Kildangan Stud (seção irlandesa da Darley), em razão de uma série de problemas de saúde.
Nascido em 2002, Shamardal pertenceu à primeira geração do excepcional Giant’s Causeway. A mãe de Shamardal, Helsinki (Machiavellian) é uma irmã própria de Street Cry.
Criado nos Estados Unidos, pela Darley, foi enviado, ainda inédito, para a Europa, onde revelou-se corredor de exceção. Aos 2 anos, venceu o Dewhurst Stakes (G1) e o Vintage Stakes (G2), na Inglaterra, obtendo o Cartier Award de melhor potro do continente. Aos 3 anos, depois de experimentar a única derrota de sua campanha (na sua única saída em raia de areia, foi nono no UAE Derby (G2)), venceu a Poule D’Essai Des Poulains (G1), o Derby Francês (Prix du Jockey Club, G1) e o St. James’s Palace Stakes (G1).
Dois dias antes do aguardado embate contra Motivator no Epsom Derby (G1), Shamardal foi diagnosticado febril e com contratempo de ordem física. Esses fatores provocaram, não apenas seu forfait, mas também o encerramento de sua campanha. Em 7 saídas, obteve 6 primeiros lugares e mais de US$ 1,9 milhão em prêmios.
A Darley decidiu lançar Shamardal à reprodução logo após o encerramento de sua campanha. Em razão disso, Shamardal seguiu para a Austrália, onde, no segundo semestre de 2005, cumpriu sua primeira temporada de monta.
De lá para cá, Shamardal revelou, nada menos, do que 25 ganhadores de G1. Dentre eles, Lope de Veja, da primeira geração de Shamardal, e, atualmente, galgando posto de sucesso, em meio ao primeiro time de reprodutores europeus. Blue Point e Earthlight são outros de seus destacados produtos. Foi em 2019, contudo, que despontou, talvez, o principal Shamardal, visto em ação, até aqui: o invicto Pinatubo, que, a exemplo do pai, foi o melhor 2 anos da Europa e obteve o maior rating, de um potro de 2 anos, na história.