17 fev 2021 | 01:17:02

Aos 28 anos, Pivotal é aposentado

Reprodutor, até aqui, produziu 241 stakes winners, sendo 31 ganhadores de G1. "Pai de pais" e avô materno de exceção, despede-se do breeding shed na condição de um dos mais importantes garanhões do Século XXI.


Pivotal: um dos mais importantes reprodutores do Século XXI

Imagem: Cheveley Park Stud

Um dos nomes de maior destaque nas estatísticas de reprodutores e avôs maternos, nos últimos 20 anos, Pivotal teve encerrada sua carreira de semental. Aos 28 anos, o garanhão passará a repousar nas instalações do Cheveley Park Stud (onde nasceu, foi criado e a quem defendeu durante toda a sua campanha), na Inglaterra, de acordo com publicações realizadas em renomados veículos especializados da mídia internacional.

Filho de Polar Falcon e Fearless Revival (Cozzene), Pivotal competiu aos 2 e 3 anos. Em 6 saídas, obteve 4 primeiros lugares. Os êxitos obtidos no Nunthorpe Stakes (G1) e no King’s Stand Stakes (G1) representaram seus principais triunfos.

Após encerrar sua campanha, Pivotal, ao longo de 24 temporadas de monta cumpridas, ininterruptamente, em Newmarket, revelou-se um dos garanhões fundamentais de sua época. Até aqui, produziu 241 stakes winners, dos quais 32 vencedores de graduação máxima. Dono de produção extremamente versátil, originou desde velocistas até fundistas de alto padrão.

Inobstante o sucesso de seus filhos, nas pistas, alguns deles também viriam a ser, a exemplo do pai, reprodutores de sucesso. É o caso de Siyouni, um múltiplo ganhador de G1 que figura como um dos mais valorizados garanhões da Europa, cobrindo a € 140 mil, em 2021.

Encerrando a lista de atributos de um semental de resultados impressionantes, Pivotal, de igual modo, tornou-se um avô materno de primeira grandeza. Cracksman, Magical e Love são apenas alguns – e recentes – exemplos daquilo que suas filhas foram capazes de gerar, na reprodução.

Mais notícias

Enólogo confirma favoritismo na Prova Especial Formastérus

Alazão do Stud Sweet Dani mostrou adaptação ao percurso alentado.

Arrocha banca a desforra contra Quarteto de Cordas

Após formar a dupla, para o mesmo Quarteto de Cordas, no GP Brasil, defensor do Haras Estrela Nova deu o troco no oponente ao vencer a Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (gr.I).

Neverwalkalone lidera dobrada da criação brasileira na Estrellas Juvenile Fillies (G1)

Filhas de Agnes Gold do Stud Rio Dois Irmãos brilharam, intensamente, na importante prova do festival argentino.