11 jan 2023 | 12:14:17

Aos 30 anos, Pioneering morre no Paraná

Múltiplo produtor de G1 foi o último Mr. Prospector a servir na criação nacional.


Um Mr. Prospector na mãe de Storm Cat, Pioneering produziu ganhadores clássicos dos 1.000 aos 2.400 metros.

Imagem: Overbrook Farm

Morreu hoje, no Haras dos Girassóis, em Piraquara/PR, o reprodutor Pioneering. Aos 30 anos, o alazão padeceu em virtude de causas atreladas à extensa idade, de acordo com informação prestada pelo veterinário responsável, Dr. Alessandro Mercadante.

Filho de Mr. Prospector (o chefe de raça teve em Pioneering seu derradeiro produto a serviço dos criadores brasileiros) e Terlingua (Secretariat), Pioneering carregou consigo, desde o nascimento, o “peso” de ser um irmão materno do fantástico Storm Cat. Reservado pela Overbrook Farm, o alazão, sob o treinamento de Wayne Lukas, desempenhou campanha breve e modesta. Tendo atuado, exclusivamente, aos 2 anos, produziu 6 atuações das quais 2 foram convertidas em vitórias (uma eliminatória em Keeneland e um allowance em Hollywood Park).

Levado à reprodução em 1996, na própria Overbrook Farm, Pioneering viria a revelar, em sua produção norte-americana, a múltipla ganhadora clássica (incluindo o G1 do Santa Monica Handicap), Behaving Badly, que figurou como o maior destaque de sua prole, no hemisfério norte. Give Praise (ganhadora de G2 aos 2 anos e que, enquanto reprodutora, foi adquirida pelo Haras das Estrelas e chegou a parir no Brasil), os ganhadores de listed American Century e Danthebluegrassman, 13 stakes winners e os donos de campanhas destacadas no México e Porto Rico, respectivamente Canoa e Triano, são outros nomes de realce em seu stud record estrangeiro.

Trazido ao Brasil no ano de 2009 (serviu, inicialmente, em Bagé; posteriormente, foi negociado e transferido para o Paraná), Pioneering rendeu aos criadores locais 21 ganhadores clássicos (em corridas nacionais), ao longo de 11 gerações – tendo sua produção sido marcada pela versatilidade: originou vencedores black type dos 1.000 aos 2.400 metros, nas pistas de areia e grama. Vencedor da Taça de Prata (G1) e vitorioso no único páreo (o G2 do GP Conde de Herzberg) no qual Bal A Bali perdera no Brasil, Farrier talvez tenha sido o maior expoente de Pioneering, no país, figurando ao lado dos também ganhadores de G1 Olinda do Iguassu (GP Diana), Emperor Cat (GP Jockey Club de São Paulo) e Meu Chuck (GP Presidente da República).

Enviados inéditos para o país vizinho, produtos brasileiros de Pioneering também obtiveram destaque no turfe uruguaio. O principal deles Rainha Pioneira, que, recentemente encerrou sua campanha com impressionantes 27 vitórias alcançadas nas pistas de Maroñas. Vencedora da Polla e do Criterium, Regal Nix foi outro destacado elemento produzido por Pioneering, a atuar naquele país, a exemplo do eficiente Oggigiorno (por mais de 3 temporadas, um dos mais destacados fundistas de Maroñas, na última década).

Com 462 produtos registrados no Stud Book Brasileiro, Pioneering foi aposentado ao final da temporada de monta de 2018. A geração 2019, que completará 4 anos no dia 1º de julho, representa a última leva de produtos deixada pelo semental.

 

Mais notícias

O Sole Mio conquista batismo clássico

Filho do nacional Jeune-Turc, pertencente ao Haras Mistral, venceu o GP Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (gr.III).

Little Beauty ratifica sua liderança entre as potrancas

Defensora do Haras Sweet Carol conquistou o Grande Prêmio Adyr Eyras de Araújo (G3).

Into Mischief supera próprio recorde e produção fatura mais de US$ 22,9 milhões em 2021

Garanhão líder do turfe norte-americano melhorou a própria marca recorde de prêmios, obtidos pelos seus produtos, numa única temporada.