29 jul 2020 | 22:20:26

Após quarta vitória na Goodwood Cup (G1), Stradivarius mira Arco do Triunfo

Alazão, que se posta entre os melhores fundistas da história, será inscrito na prova máxima do turfe francês.


Stradivarius: fundista de enorme talento

Imagem: Getty Images/Punters.com.au

No último final de semana, Stradivarius conquistou feito, até então, jamais obtido por qualquer outro animal, ao vencer, pela quarta vez, a Goodwood Cup (G1). Agora, o alazão entrará em rota de preparação para sua primeira tentativa no Prix l`Arc de Triomphe (G1).

Disputada desde a primeira metade do século XIX, a Goodwood Cup, por longo período, gozou do prestígio conferido às provas de fundo, na Europa. Com o passar do tempo e a perda de relevância deste segmento da indústria turfística (provocada por um mercado cada vez mais sedento por precocidade), os 3.200 metros (originalmente, 3.600) de extensão da prova perderam boa parte dos holofotes. O êxito de Stradivarius, entretanto, ganhou os noticiários especializados do mundo todo, colocando o páreo, novamente, em evidência.

Mesmo tendo, pelo caminho, o ganhador do Irish Derby (G1), Santiago, Stradivarius provou, mais uma vez, seu enorme talento. Frankie Dettori, que arriscou fazer a partida em Stradivarius, pelas balizas de dentro, quase viu tudo ir por água abaixo, à medida que não havia espaço para o arremate de seu conduzido. Quando a passagem surgiu, porém, a 300 metros do disco, o alazão reduziu seus adversários (incluindo Santiago, o 3º colocado) à condição de meros coadjuvantes.

Filho de Sea The Stars e Private Life (Bering), Stradivarius é um 6 anos, criado, na Irlanda, por Bjorn Nielsen, também seu proprietário. Treinado por John Gosden, soma 16 primeiros lugares em 23 saídas. Não apenas fez história, em Goodwood, como também está próximo de fazê-lo, em Ascot. Atual tricampeão da Ascot Gold Cup (G1), ele encontra-se a uma vitória de igualar os 4 êxitos conseguidos, exclusivamente, por Yeats.

Pouco após sua magna conquista, Stradivarius passou a estampar notícias na mídia turfística, por outro motivo. Conforme antecipado, foi anunciada sua inscrição no “Arco” do próximo mês de outubro. Para o importante compromisso, entretanto, já é sabido: não contará com Dettori seu companheiro, de tantas glórias, que estará no dorso de outro animal a um passo da eternidade: Enable.

Mais notícias

Líder em São Paulo, Oryx irá à Gávea para competir no GP Jockey Club Brasileiro (G1)

Potro do Haras Cifra será mais uma atração do festival do GP Brasil. Líder entre as fêmeas, Fuerza Viva permanecerá no Paraná, à espera da tríplice coroa paulista.

Desejado Thunder: um nacional no topo da lista, em número de coberturas, no ano de 2017

Relação indica que filho do também nacional Durban Thunder, pertencente ao Haras Ponta Porã, cobriu 117 éguas no ano passado.

PE Colina Verde: Night of Rose cruza na frente e agora vai ao "Henrique de Toledo Lara"!

Potranca vitoriosa pertence ao Stud Brave Heart.