29 jul 2020 | 19:20:26

Após quarta vitória na Goodwood Cup (G1), Stradivarius mira Arco do Triunfo

Alazão, que se posta entre os melhores fundistas da história, será inscrito na prova máxima do turfe francês.


Stradivarius: fundista de enorme talento

Imagem: Getty Images/Punters.com.au

No último final de semana, Stradivarius conquistou feito, até então, jamais obtido por qualquer outro animal, ao vencer, pela quarta vez, a Goodwood Cup (G1). Agora, o alazão entrará em rota de preparação para sua primeira tentativa no Prix l`Arc de Triomphe (G1).

Disputada desde a primeira metade do século XIX, a Goodwood Cup, por longo período, gozou do prestígio conferido às provas de fundo, na Europa. Com o passar do tempo e a perda de relevância deste segmento da indústria turfística (provocada por um mercado cada vez mais sedento por precocidade), os 3.200 metros (originalmente, 3.600) de extensão da prova perderam boa parte dos holofotes. O êxito de Stradivarius, entretanto, ganhou os noticiários especializados do mundo todo, colocando o páreo, novamente, em evidência.

Mesmo tendo, pelo caminho, o ganhador do Irish Derby (G1), Santiago, Stradivarius provou, mais uma vez, seu enorme talento. Frankie Dettori, que arriscou fazer a partida em Stradivarius, pelas balizas de dentro, quase viu tudo ir por água abaixo, à medida que não havia espaço para o arremate de seu conduzido. Quando a passagem surgiu, porém, a 300 metros do disco, o alazão reduziu seus adversários (incluindo Santiago, o 3º colocado) à condição de meros coadjuvantes.

Filho de Sea The Stars e Private Life (Bering), Stradivarius é um 6 anos, criado, na Irlanda, por Bjorn Nielsen, também seu proprietário. Treinado por John Gosden, soma 16 primeiros lugares em 23 saídas. Não apenas fez história, em Goodwood, como também está próximo de fazê-lo, em Ascot. Atual tricampeão da Ascot Gold Cup (G1), ele encontra-se a uma vitória de igualar os 4 êxitos conseguidos, exclusivamente, por Yeats.

Pouco após sua magna conquista, Stradivarius passou a estampar notícias na mídia turfística, por outro motivo. Conforme antecipado, foi anunciada sua inscrição no “Arco” do próximo mês de outubro. Para o importante compromisso, entretanto, já é sabido: não contará com Dettori seu companheiro, de tantas glórias, que estará no dorso de outro animal a um passo da eternidade: Enable.

Mais notícias

Mercado: filha de Shanghai Bobby alcança preço mais alto em leilão na Flórida

Durante o principal dia do e OBS Winter Mixed Sale, leilão de animais PSI de idades variadas realizado ontem (25), em Ocala, nos Estados Unidos, uma filha de Shanghai Bobby - de recente passagem pela criação brasileira - alcançou o preço mais alto das vendas. A potranca de 1 ano pertence à segunda geração do garanhão, conforme destacou Alan Carasso... [continua ]

Do último ao primeiro posto: Olympic Imola brilha no GP Roger Guedon (gr.III)

Potranca do Haras Regina levantou a preparatória do GP Henrique Possolo (gr.I).

Dashing Court foi superior na PE Manoel Justino de Almeida Netto

Múltiplo ganhador clássico do Stud Pura Mania somou novo êxito à incrível campanha.