Arrogate é condecorado como o melhor PSI do mundo; Breeders' Cup Classica é a melhor corrida
No último domingo (23), em Londres, foi realizada a cerimônia dos Longines World’s Best Racehorse e Longines World’s Best Horse Race, premiações coordenadas pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA) e patrocinadas pela Longines, que condecoram, respectivamente, os melhores animais e corrida do turfe internacional. E na temporada 2016, foram Arrogate e a Breeders' Cup Classic os nomes em voga em cada uma das categorias.
Arrogate encerrou 2016 como o detentor do maior rating do mundo em 2016. O tordilho da Juddmonte Farms, que no próximo sábado competirá na Pegasus World Cup (gr.I), conseguiu 134 libras após suas vitórias na Breeders' Cup Classic (gr.I) e no Travers Stakes (gr.I). Sua "vítima" na "Classic", California Chrome (Lucky Pulpit), foi o segundo melhor PSI do mundo no ano, ao encerrar o ranking com 133 libras, perdendo o prêmio, portanto, no "fotochart" para o filho de Unbridled's Song.
Ícone do turfe australiano na atualidade, a fêmea Winx (Street Cry) finalizou numa honrosa terceira colocação. Com um rating de 132 libras, Winx (que obteve, ao longo da temporada, nada menos que 5 vitórias em provas de G1) terminou o ano no posto, tanto de melhor égua, quanto de melhor animal em pista de grama, do mundo.
Almanzor (FR, 127 libras, 4º), A Shin Hikari (JPN, 127 libras, 5º), Maurice (JAP, 127 libras, 5º), Frosted (EUA, 126, 7º), Found (IRE, 124 libras, 8º), Hartnell (ING, 124 libras, 8º), Postponed (IRE, 124 libras, 8º) e Werther (NZ, 124 libras, 8º) completaram o "top 10" dos melhores animais do mundo em 2016, de acordo com o ranking de ratings da IFHA.
Premiação instituída em 2015 (quando premiou o Prix l'Arc de Triomphe como a corrida de maior nível técnico do mundo, em sua edição inaugural), o Longines World’s Best Horse Race desta feita teve na Breeders' Cup Classic a sua vencedora. Liderada, justamente, por Arrogate e California Chrome, a "Classic" a alcançou a condição de prova número 1 do turfe mundial com um rating de 125,25 libras em 2016. O cálculo para que se chegasse ao resultado consistiu na média dos ratings dos 4 primeiros colocados dos 100 melhores graduados (em termos de rating) G1 do mundo.
Mais notícias
Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (8ª edição)
Bernardo Pinheiro vence com Isfahan, em Selangor. Imagem: Divulgação Selangor Turf Club MALÁSIA BERNARDO PINHEIRO (B. Pinheiro): Bernardo Pinheiro segue brilhando, agora também no Hipódromo da Malásia. Sempre muito prestigiado por lá, o brasileiro deu um show na raia, no último dia 11, e conquistou mais um quarteto de vitórias no hipódromo de Selangor. Os vencedores foram Gassur no terceiro... [continua ]


