23 fev 2017 | 04:20:02

Arrogate é condecorado como o melhor PSI do mundo; Breeders' Cup Classica é a melhor corrida

No último domingo (23), em Londres, foi realizada a cerimônia dos Longines World’s Best Racehorse e Longines World’s Best Horse Race, premiações coordenadas pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA) e patrocinadas pela Longines, que condecoram, respectivamente, os melhores animais e corrida do turfe internacional. E na temporada 2016, foram Arrogate e a Breeders' Cup Classic os nomes em voga em cada uma das categorias.


Arrogate encerrou 2016 como o detentor do maior rating do mundo em 2016. O tordilho da Juddmonte Farms, que no próximo sábado competirá na Pegasus World Cup (gr.I), conseguiu 134 libras após suas vitórias na Breeders' Cup Classic (gr.I) e no Travers Stakes (gr.I). Sua "vítima" na "Classic", California Chrome (Lucky Pulpit), foi o segundo melhor PSI do mundo no ano, ao encerrar o ranking com 133 libras, perdendo o prêmio, portanto, no "fotochart" para o filho de Unbridled's Song.

Ícone do turfe australiano na atualidade, a fêmea Winx (Street Cry) finalizou numa honrosa terceira colocação. Com um rating de 132 libras, Winx (que obteve, ao longo da temporada, nada menos que 5 vitórias em provas de G1) terminou o ano no posto, tanto de melhor égua, quanto de melhor animal em pista de grama, do mundo.

Almanzor (FR, 127 libras, 4º), A Shin Hikari (JPN, 127 libras, 5º), Maurice (JAP, 127 libras, 5º), Frosted (EUA, 126, 7º), Found (IRE, 124 libras, 8º), Hartnell (ING, 124 libras, 8º), Postponed (IRE, 124 libras, 8º) e Werther (NZ, 124 libras, 8º) completaram o "top 10" dos melhores animais do mundo em 2016, de acordo com o ranking de ratings da IFHA.

Premiação instituída em 2015 (quando premiou o Prix l'Arc de Triomphe como a corrida de maior nível técnico do mundo, em sua edição inaugural), o Longines World’s Best Horse Race desta feita teve na Breeders' Cup Classic a sua vencedora. Liderada, justamente, por Arrogate e California Chrome, a "Classic" a alcançou a condição de prova número 1 do turfe mundial com um rating de 125,25 libras em 2016. O cálculo para que se chegasse ao resultado consistiu na média dos ratings dos 4 primeiros colocados dos 100 melhores graduados (em termos de rating) G1 do mundo. 

Mais notícias

Taking Flight, o primeiro New Year’s Day a correr no Brasil, estreia com vitória na Gávea

Potro do Haras Clark Leite, é um dos 5 produtos da única geração brasileira do semental.

Leilão da Criação Nacional ABCPCC: avaliação dos reprodutores

Garanhões com produtos inscritos no Leilão da Criação Nacional ABCPCC têm notas divulgadas.

Kopenhagen arranha recorde no Clássico Delegações Turfísticas (L)

Arenático do Haras Springfield conquistou batismo clássico.