21 fev 2022 | 18:16:16

Às vésperas da Saudi Cup, Mandaloun é aclamado vencedor do Kentucky Derby

Novela envolvendo Medina Siprit chegou ao fim, com a sua desclassificação. Potro da Juddmonte, que aguarda, como favorito, a Saudi Cup, é o novo ganhador da mais importante prova para os animais de 3 anos dos Estados Unidos.


Mandaloun é o novo vencedor do Kentucky Derby

Imagem: Coady Photo

Após uma longa novela, que se arrastou por meses até conhecer o seu – a princípio – último capítulo, a Kentucky Horse Racing Comission anunciou, nesta segunda-feira (21), e desclassificação de Medina Spirit do primeiro posto da mais recente edição do Kentucky Derby (G1). Com isso, Mandaloun, um – agora – 4 anos, filho de Into Mischief e Brooch (Empire Maker), de criação e propriedade da Juddmonte Farms.

Após vencer o Kentucky Derby, no dia 1º de maio de 2021, Medina Spirit teve seu exame antidoping reprovado, pela presença de betametasona, um corticosteróide de utilização proibida pelas normas locais. Recentemente, Medina Spirit foi vítima de um mal súbito, durante os matinais, em Santa Anita.

Treinador do animal desclassificado, Bob Baffert volta aos holofotes durante a fase mais crítica de sua carreira. Além de uma suspensão de 90 dias, o treinador recebeu uma multa de US$ 7,5 mil, em virtude do ocorrido.

O advogado de Baffert, Craig Robertson, já informou à imprensa que interporá recurso de apelação contra a decisão.

Mandaloun, que correu 3 vezes após o Kentucky Derby (venceu as 3; inclusive o Haskell Invitational (G1), em julho do ano passado), agora aguarda a disputa da Saudi Cup (G1), no próximo final de semana – na qual, inclusive, deverá competir como favorito.

Recentemente eleito treinador do ano, no Eclipse Awards, Brad Cox venceu o seu primeiro Kentucky Derby (G1). O mesmo pode ser dito a respeito de Florent Geroux, jóquei de Mandaloun no Kentucky Derby e que deverá conduzi-lo em seu iminente desafio.

Até aqui, Mandaloun soma 6 vitórias em 9 corridas e mais de US$ 1,7 milhão em prêmios.

Mais notícias

Nordland conquista batismo clássico na milha e meia

Potro de BGC Thoroughbreds Stud venceu o Clássico Emerson (L).

Missa de sétimo dia: Reynaldo Tersitano Filho

A missa de sétimo dia de Reynaldo Tersitano Filho acontecerá na quinta–feira (21), às 19 horas, na Igreja São José da Lagoa, na Av. Borges de Medeiros, 2735, Lagoa, Rio de Janeiro/RJ, CEP 22.470–001.

Tríplice coroado, Fixador reforça plantel de reprodutores nacionais em 2017

Filho de Crafty C. T. tem campanha encerrada em definitivo. Servirá no Haras Tabatinga, no Paraná.