09 jun 2020 | 20:05:27

Authentic e Pinatubo, a queda dos invictos

Destaques da geração 2017, respectivamente, nos Estados Unidos e na Europa, corredores tiveram suas invencibilidades quebradas, no último final de semana.


Kameko conquistou sua segunda vitória de G1, pondo fim à invencibilidade de Pinatubo.

Imagem: CNN/ITV Racing

Com o retorno gradativo das corridas de cavalo, ao redor do mundo, voltam a entrar em cena, também, as principais figuras do esporte. Até a paralisação das atividades pré-pandemia, não parecia ser crível que haveria algum 3 anos capaz de superar Authentic, nos Estados Unidos, ou Pinatubo, na Europa. No retorno dos principais clássicos mundiais, porém, as soberanias de ambos mostraram-se, não apenas postas à prova, mas também derrubadas, por Honor A. P. e Kameko.

Até então invicto, em 3 saídas, Authentic alinhou para o Santa Anita Derby (G1) do último final de semana, na condição de destacado favorito. Após dias turbulentos vividos por Bob Baffert, com Charlatan (a priori, reprovado no antidoping do Arkansas Derby (G1)) e Nadal (com campanha precocemente encerrada), o experiente profissional depositava no filho de Into Mischief todas as esperanças de uma temporada na qual o Kentucky Derby (G1) parecia ter um dono, desde muito tempo, ao menos entre os treinadores.

Bastou o pique de partida e Authentic, largando mal, não conseguiu tomar a ponta. Numa corrida de recuperação, acompanhou, de perto, o ritmo do ponteiro Shooters Shoot, enquanto disputava o segundo, com Anneau D’Or.

Na reta final, Authentic mal dominou seus adversários e restou ultrapassado, sem briga, por Honor A. P. Com Mike Smith no comando de suas rédeas, Honor A. P. derrotou Authentic por 2 corpos e ¾. Rushie foi o terceiro. Treinado por John Shirreffs, Honor A. P. obteve a segunda vitória em 4 saídas. Trata-se de um filho da revelação Honor Code e Hollywood Story (Wild Rush), de criação de George Krikorian e propriedade de C. R. K. Stable.

Tempo de 1:48.97 para os 1.800m no dirt.

Do outro lado do Atlântico, Pinatubo cumpriu a sua primeira aguardada primeira exibição, aos 3 anos – após entrar para a história como o 2 anos de maior rating da história. No 2000 Guineas (G1) de Newmarket, o badalado potro da Godolphin, porém, teve de se contentar com a terceira colocação, após figurar com relativo de destaque, durante os primeiros 1.200 metros de prova. Venceu Kameko, um Kitten’s Joy e Sweeter Still (Rock of Gibraltar), criado nos Estados Unidos pela Calumet Farm e pertencente à Al Shaqab Racing, que já havia vencido, aos 2 anos, o Futurity Trophy (G1).

Entre Kameko (com Oisin Murphy “up”) e Pinatubo, a pescoço, finalizou Wichita (No Nay Never). Treinado por Andrew Balding, Kameko conquistou a terceira vitória aos 5 anos. A milha, na grama, foi corrida em 1:34.72.

Mais notícias

Confira vídeos dos concorrentes à seletiva de Cidade Jardim da Copa Precocidade e Velocidade

As seletivas paulistas serão disputadas neste sábado (12), em São Paulo.

JCB promove páreo em homenagem aos Cavalinhos do Fantástico

Corrida acontecerá no dia 15 de abril, na Gávea. Jóqueis envergarão fardas alusivas às equipes da série A do campeonato brasileiro de futebol.

Quarteto de Cordas mostra forma para a Taça de Prata

Potro do Stud Sol Marte prevaleceu na Prova Especial Roi Normand.