03 nov 2022 | 18:57:45

Breeders’ Cup: Ivar e Nautilus encaram os principais G1 “da grama”, no festival

Brasileiros se farão presentes ao principal festival norte-americano.


Ivar correrá, pela terceira vez, na Breeders' Cup Mile (G1).

Imagem: Coady Photography/Daily Racing Form

Festival que movimenta turfistas de todo o mundo, a Breeders’ Cup terá sua versão 2022 realizada neste final de semana, em Keeneland. Reunindo animais de todas as partes do globo, coudelarias badaladas e alguns dos mais destacados profissionais da atividade, o principal meeting norte-americano voltará a contar com a participação de cavalos brasileiros.

Ivar e Nautilus alinharão, respectivamente, na Breeders’ Cup Mile (G1) e na Breeders’ Cup Turf (G1), as duas principais provas “de grama” de toda a programação, no próximo sábado.

De criação e propriedade do Stud Rio Dois Irmãos, Ivar (por Agnes Gold) competirá, pela terceira vez, na Breeders’ Cup Mile (G1). Em 2020, foi o quarto colocado. Já no ano passado, finalizou em terceiro.

Em seu caminho se destaca, mais uma vez, o Irlandês Modern Games. O alazão da Godolphin, que, em 2021, venceu a Breeders’ Cup Juvenile Turf (G1), recentemente superou Ivar (este formou a dupla, apesar de prejuízo sofrido na reta final) na Woodbine Mile (G1).

Fazendo frente aos machos, a múltipla ganhadora de G1 Regal Glory é outro chamariz da disputa. Ela, aliás, possui relação com a própria história brasileira no histórico da competição: seu pai, Animal Kingdom, descende de Leroidesanimaux, que, até aqui, foi o animal brasileiro de melhor resultado na Breeders’ Cup. Em 2005, o crioulo do Haras Bagé do Sul, pertencente ao Stud TNT, escoltou Artie Schiller, na própria Breeders’ Cup Mile (G1; replay abaixo).

Vindos de vencerem provas de graduação máxima na Europa, Kinross e Dreamloper também despertam atenção do público na “Mile”.

Já Nautilus (por Drosselmeyer, de criação do Stud Quintella e propriedade do Stud Valentim & Jarussi) alinhará na Breeders’ Cup Turf (G1), em 2.400m na raia de grama. O alazão credenciou-se à disputa pelo programa “Win And You’re In” da Breeders’ Cup, que designa várias provas, ao redor do mundo, para servirem de classificatórias para o festival. Dentre as quais, o Grande Prêmio Brasil (G1), brilhantemente vencido por Nautilus, no último mês de junho.

Enfileirando vitórias de G1, nos Estados Unidos, Nations Pride busca render mais um troféu no histórico da disputa à farda da Godolphin. Autêntico “globetrotter” do turfe mundial, com vitórias e atuações em diferentes pistas, países e continentes, Mishriff visita, pela primeira vez, os Estados Unidos. A excelente War Like Goddess, vinda de derrotar os machos no Turf Classic Invitational (G1), em Nova York, pode consagrar, em definitivo, sua campanha.

A Breeders’ Cup Mile (G1) tem sua largada programada para as 16h10, horário de Brasília. Já a Breeders’ Cup Turf (G1) será corrida às 17h40.

As provas serão transmitidas, ao vivo, pela TV Turfe, com captação de apostas.

 

Mais notícias

Um presente de Natal para a memória: o GP Brasil de 1980

Reportagem da Rede Globo de Comunicação, sobre uma das versões mais marcantes e polêmicas da história da prova máxima nacional, teve suas imagens recuperadas.

Arrogate desfalca – precocemente – a criação norte-americana

Corredor emblemático da Juddmonte teve seu falecimento anunciado nesta terça-feira (2).

Leilão de Coberturas: cobertura de Hard Boiled dará direito à propriedade do garanhão

Arrematante da cobertura do ganhador de G1, recém retirado à reprodução, se tornará o novo proprietário do cavalo.