Com mais de 5 mil vitórias, Gary Stevens anuncia aposentadoria
Ídolo norte-americano pôs um ponto final à brilhante carreira após sofrer lesão na coluna.
Um dos melhores jóqueis da história do turfe norte-americano, Gary Stevens anunciou que irá pendurar o chicote. A notícia, publicada, originalmente, no Daily Racing Form, foi repercutida por outros diversos veículos da mídia especializada nesta terça-feira (20).
Stevens lesionou-se após um páreo, no último sábado, em Del Mar. Na segunda-feira, foi submetido a exames que apontaram um deslocamento da vértebra C4, ora pressionando a medula espinhal. Nessa configuração, segundo o diagnóstico médico, uma nova queda poderia acarretar consequências bastante graves – o que levou Stevens a decidir pela sua aposentadoria.
Nascido em Idaho, em março de 1963, Stevens teve seus primeiros contatos junto ao cavalo de corrida por meio do pai, Ron Stevens, um treinador de animais quarto de milha. Em 1979, iniciou a carreira de jóquei. No mesmo ano, venceu sua primeira corrida, em Les Bois Park.
Em 1988, recebeu de Wayne Lukas a montaria da potranca Winning Collors, no Kentucky Derby (gr.I), tendo ajudado a lendária corredora a tornar-se a terceira fêmea a vencer a mais cobiçada corrida do turfe norte-americano. Além dela, venceria o mesmo páreo outras duas vezes, com Thunder Gulch (1995) e Silver Charm (1996). Já na Breeders’ Cup, Stevens conquistou 11 troféus. Em 2013 venceu a Breeders’ Cup Classic (gr.I) com Mucho Macho Man. Em 2016, na sua última conquista no festival, conduziu Beholder na eletrizante vitória obtida para cima de Songbird na Breeders’ Cup Distaff (gr.I).
Além de 5.187 vitórias e mais de US$ 258 milhões em prêmios, Stevens ingressou no American Racing Hall of Fame em 1997 e recebeu o Eclipse Award de melhor jóquei no ano de 1998. Em 2003, interpretou o jóquei George Woolf no longa-metragem Seabiscuit. Enquanto esteve afastado das pistas, por problemas nos joelhos, entre 2005 e 2013, Stevens dedicou-se ao ofício de comentarista de turfe, em diferentes canais televisivos.