15 nov 2017 | 16:58:08

Criação brasileira perde Acteon Man

Garanhão de Aluizio Merlin Ribeiro revelou ganhadores dos Grandes Prêmios Brasil (gr.I) e Cruzeiro do Sul (gr.I).


Acteon Man: ganhador clássico e múltiplo produtor de G1

Imagem: Anuário de Garanhões/Revista Turf Cidade Jardim

Conforme noticiado pelo website do Jockey Club Brasileiro, na coluna Direto do JCB, por Almeidinha, O Gordinho do Paddock, morreu ontem (14), em Bagé/RS, o garanhão Acteon Man. Pertencente a Aluizio Merlin Ribeiro, Acteon Man havia completado 19 anos em 2017.

Filho da britânica Clare Garden (por Shirley Heights, também mãe do ganhador de G2, Uvento, e dos clássicos de G1, Tero Sabu e Alegre Lady), Acteon Man - de criação do Haras São Quirino cumpriu campanha breve, composta por apenas 9 apresentações produzidas entre os 3 e 6 anos de idade. Em que pese os problemas locomotores, com os quais teve de conviver durante a vida de atleta, Acteon Man obteve 4 vitórias, incluindo o Grande Prêmio Ministro da Agricultura (gr.II) de 2003, em Cidade Jardim, ocasião em que derrotou os ganhadores de G1 Gorylla (New Colony) e Gene de Campeão (Khatango).

Filho do norte-americano – de produção proeminentemente europeia – Be My Chief (Northern Dancer), Acteon Man ingressou na reprodução em 2005, contendo a primeira geração, nascida no ano seguinte, apenas 3 animais – dentre os quais All Or Nothing, vencedora da Prova Especial Tirolesa, na Gávea.

Foi na segunda geração de Acteon Man, todavia, que o alazão revelou o seu mais destacado produto. A exemplo do pai marcado por uma campanha curta, Belo Acteon venceu, de ponta a ponta, o Grande Prêmio Brasil (gr.I) de 2011. Nos Estados Unidos, finalizou em quarto no Pan American Stakes (gr.II) e em quinto no Mac Diarmida Stakes (gr.II).

Vencedor do Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (gr.I) de 2015, Famous Acteon representa outro destacado valor da produção de Acteon Man. O ganhador de G2, Huber, e a múltipla ganhadora de provas especiais na Gávea, Efervescente, também constam com destaque no stud record do reprodutor.

Até o momento, 119 filhos de Acteon Man foram registrados no Stud Book Brasileiro, dos quais 57 correram (47.89%), 43 ganharam (36,13%) e 7 ganharam provas black type (5,88% da produção total e 12,28% dos animais corridos).

Mais notícias

Laurent desbanca os mais velhos na Prova Especial Roi Normand

Alazão do Haras Figueira do Lago permanece invicto na raia de areia.

Homer Screen não escolhe raia e põe fim à invencibilidade de Briyan Dollar no “Piratininga”

Corredor do Stud Alessio & Naela corre cada vez mais e desta feita anexou êxito de G3 à galeria.

Added: Grande Prêmio Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3)

Prova será disputada, na Gávea, no dia 22 de janeiro.