15 mar 2017 | 16:19:30

Criação: Danehill Dancer morre aos 24 anos na Irlanda

Enfermidades relacionadas à idade avançada provocaram o sacrifício do garanhão da Coolmore


Pai de 99 ganhadores clássicos, Danehill Dancer havia sido aposentado em 2013 por problemas de fertilidade

Imagem: Coolmore

No último fim de semana, o reprodutor Danehill Dancer foi sacrificado na sessão irlandesa da Coolmore. Conforme noticiado em comunicado da própria coudelaria na segunda-feira (12), complicações de saúde relacionadas à idade avançada - 24 anos - do garanhão provocaram o seu sacrifício.

Filho de Danehill e Mira Adonde (Sharpen Up), Danehill Dancer nasceu na Irlanda em 1993. Adquirido por Michael Tabor (da Coolmore) junto a Larry K. & Kip McReery (criadores do animal), Danehill Dancer destacou-se aos 2 anos, vencendo os Phoenix Stakes (gr.I) e National Stakes (gr.I) em seu país natal - resultados que fizeram dele o "champion 2yo" de sua geração na Irlanda. Aos 3 anos, Danehill Dancer venceu o Greenham Stakes (gr.III) na Inglaterra e terminou em terceiro no Prix Maurice de Gheest (gr.I) na França. Ao todo, sua campanha fora composta por 11 saídas e 4 primeiros lugares.

Danehill Dancer ingressou na reprodução em 1997, e desde então revelou-se um dos mais bem sucedidos garanhões europeus das duas últimas décadas. De acordo com os números obtidos peo Brisnet.com, em 17 gerações Danehill Dancer produziu nada menos que 99 ganhadores clássicos, incluindo os ganhadores de G1, e hoje reprodutores, Mastercraftsman e Choisir - que são indicados, por muitos, como os maiores destaques de sua produção. Os também ganhadores de G1 Esoterique, Lille Langtry, Hillstar, Dancing Rain, Again, Planteur, Speciosa, Legatissimo, Miss Beatrix, Risky Business, Steps In Time, Light Fantastic, Ave, Alexander Tango e Super Satin são outros nomes que galgam posição especial no stud record do reprodutor.

Ao todo, 2.493 produtos compuseram a produção de Danehill Dancer, sendo 1.391 ganhadores. Os prêmios obtidos por seus filhos em pista ultrapassaram os US$ 136 milhões. Em 2009, Danehill Dancer foi o reprodutor europeu líder por somas ganhas, ao passo que em 2016 - ano em que brilharam os seus netos - ganhadores de G1 - Alice Springs, Minding e The Gurkha, Danehill Dancer foi o avô materno líder na Europa. 

"Danehill Dancer foi um reprodutor maravilhoso e deixou um siginificativo legado na Coolmore por meio de seus filhos Mastercraftsman e Choisir e de seu neto Starspangledbanner, ao passo que The Gurkha é um promissor garanhão para o futuro. Sua brilhante filha Legatissimo teve sua prenhez de Gaileo verificada no ultrassom nessa manhã e Minding e Alice Springs serão reforços muito bem vindos à linha de reprodutoras quando encerrarem suas campanhas", declarou, em comunicado oficial, M. V. Magnier, um dos titulares da Coolmore.

Em 2004, Danehill Dancer havia sido aposentado em razão de índices de baixa fertilidade.

Mais notícias

ABCPCC entrevista: Lineu de Paula Machado (parte final)

Idiossincrasia do turfe brasileiro, o Haras São José & Expedictus atravessou gerações, acumulando admiradores e troféus. Na memória de Lineu de Paula Machado, recordações de uma história fantástica, escrita por milhares de patas e iniciada, no século XIX, pelo avô Linneo.

Ricardo Ravagnani é o novo chefe dos handicappers da América do Sul

Pela primeira vez, um brasileiro ocupa o posto de head dos handicappers sul-americanos.

No Sound exibe forma e levanta o Clássico Prefeito de São Paulo

No Sound obteve vitória convincente. Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP O Clássico Prefeito de São Paulo (L), destaque da programação desta tarde (10), em Cidade Jardim, marcou a convincente vitóra do favorito No Sound que chegou ao disco 1 1/4 corpo à frente de Raiolux. Ovo Maltine (3 3/4), Our Captain Louis (5 1/2), Melhor Irmão (5 3/4) e José Ignácio... [continua ]