28 abr 2017 | 20:34:15

Criação: em semana perfeita, Frankel passa à liderança mundial entre garanhões de "segunda geração"

Vitórias em provas de G3 e teste para o Epsom Derby, conseguidas por filhos do semental, fazem dele líder entre os garanhões de segunda geração na Europa

Eminent vence o Craven Stakes (gr.III), segue invicto e é aguardado como uma das forças dos 2000 Guineas (gr.I) britânicos

Imagem: BBC/Getty Images

Dono do maior rating (147 libras) desde que a pontuação fora instituída nas corridas de cavalo, e tido, por muitos, como o exemplar PSI que mais se aproximara da perfeição até hoje, Frankel cumpre, atualmente, a sua quinta temporada na reprodução. E do lado de dentro das pistas, os primeiros descendentes do produto continuam a dar evidentes sinais de que Frankel galga posto de exceção, também, na reprodução.

Nessa semana, quatro vitórias, em especial, conseguidas por filhos de Frankel chamaram atenção no noticiário internacional. A começar pelo êxito do irlandês Eminent no Craven Stakes (gr.III), disputado por machos de 3 anos, na quinta-feira do dia 20 de abril, em Newmarket. A prova, com £ 60 mil de dotação teve Eminent derrotando o também irlandês Rivet (Fastnet Rocket) pof 1 corpo e 3/4 de corpo no disco. Benbatl (Dubawi) foi o terceiro. 

Originado a partir da matriz You'll Be Mine (uma norte-americana, filha de Kingmambo, que em pista obteve um terceiro no Fillies' Mile Stakes (gr.I)), Eminent encontra-se invicto em duas saídas e agora é esperado como uma das forças nos 2000 Guinéus (gr.I) britânicos. Criado pela Premier Bloodstock e de propriedade de Peter Vela, Eminent foi conduzido por Jim Crowley e é treinado por Martyn Meade. Tempo de 1:35.15.

Em seguida, foi a vez do sangue de Frankel falar mais alto no teste de outra cobiçadíssima prova. Cracksman, filho de Frankel na stakes winner francesa, Rhadegunda (Pivotal), de criação de Premier Bloodstock e propriedade de Mrs. Richard Henry, levantou o Derby Trial, prova que como o próprio nome sugere é teste para o Epsom Derby (gr.I) e fora disputada na última quarta-feira (26) por produtos de 3 anos, com £ 50 mil de dotação. Com Lanfranco Dettori "up", Cracksman confirmou seu favoritismo e bateu Permian (Teofilo) por meia cabeça no disco. Bay of Poets (Lope de Vega) terminou em terceiro.

Treinado por John Gosden, Cracksman correu os pouco mais de 2.000 metros na grama em 2:10.73. Essa foi a segunda vitória do corredor num número idêntico de apresentações.

Por fim, nessa sexta-feira (28), Cunco (o primeiro filho de Frankel a correr, e vencer), criado na Irlanda pelas conexões chilenas da Don Alberto Corporation - que também é sua proprietária -, levantou o Classic Trial (gr.III), em 2.000m (aprox.) na grama de Sandown Park, para produtos de 3 anos, com uma bolsa de £ 65 mil. 

Montaria de Robert Tart, Cunco derrotou, em final emocionante, a Intern (Rip Van Winkle) por cabeça no disco. Frankuus, outro filho de Frankel, terminou na terceira colocação. Parido pela irlandesa, colocada em G1, Chrysanthemum (Danehill Dancer), Cunco passa a contar com duas vitórias em 8 corridas. Outro pensionista de John Gosden, Cunco - que passa a ser vigiado como provável competidor no Epsom Derby (gr.I) - parou os relógios em 2:14.33. 

Na mesma reunião em que Cunco obtivera seu batismo clássico, outro resultado chamativo de Frankel deu-se com Atty Persse (filho da britânica Dorcas Lane, uma stakes winner em seu país natal), que venceu a Esher Cup Handicap, para potros de 3 anos, com £ 25 mil de bolsa. Invicto em duas corridas, Atty Persse foi adquirido pela Godolphin, junto a Bjorn Nielsen, logo após sua estreia vitoriosa. O pensionista de Roger Carlton foi conduzido por James Doyle e correu a milha na grama em 1:45.39.

Servindo na Juddmonte Farm, na Irlanda, por £ 125 mil, Frankel lidera a estatística mundial de reprodutores de segunda geração - ou seja, aqueles cujas segundas gerações estão estreando no presente semestre - em relação a 2017. De acordo com estatística publicada pelo Thoroughbred Daily News, Frankel está no posto da lista com dois ganhadores - aparecendo o irlandês Excelebration (Exceed And Excel), da Coolmore, em segundo.

Mais notícias

Nota de falecimento: Lineu Eduardo de Paula Machado

Lineu Eduardo de Paula Machado, ao lado da esposa Sandra, com as taças dos Gran Premios Carlos Pellegrini e Joaquin S. De Anchorena, vencidos por Seaborg e Riton, respectivamente, em 2 de dezembro de 1995. Imagem: Divulgação Haras São José & Expedictus Faleceu, nessa quinta-feira (1), Lineu Eduardo de Paula Machado. Aos 88 anos, foi vítima de uma parada cardíaca.... [continua ]

Ler na íntegra

Sublime, Hassenah volta a desbancar os machos e carimba vaga no Latinoamericano

Corredora de exceção, égua do Stud A.M.L. venceu o GP Linneo de Paula Machado (gr.III).

Ler na íntegra

EUA: Some In Tieme encara G3, na quinta-feira, em Keeneland

Filho de Shirocco alinhará para os 2.400m do Sycamore Stakes (gr.III).

Ler na íntegra