24 jul 2018 | 20:40:17

Criação: filho de Frankel, Cunco desembarca nesta quarta-feira no Chile

Marcado como o primeiro produto nascer, estrear e vencer, em meio à prole do badalado garanhão da Juddmonte, Cunco cobrirá, no segundo semestre, em terras chilenas, no Haras Santa Monica.


Cunco: o primeiro filho de Frankel a servir na América do Sul.

Imagem: Racing Post

Tendo recentemente encerrado sua breve campanha, Cunco servirá no segundo semestre, em terras chilenas, levando consigo a significância de figurar como o primeiro produto de Frankel a cobrir na América do Sul. O castanho de 4 anos ficará alojado no Haras Santa Monica, na província de Linderos, no Chile, conforme noticiado pelo website do Racing Post.

A história de Cunco começou a chamar atenção antes mesmo de seu nascimento. A mãe, Chrysanthemum (Danehill Dancer) foi adquirida pelas conexões chilenas do Haras Don Alberto, cheia de Frankel, no Tattersalls Decemeber Mares Sale de 2013, por aproximadamente US$ 1,35 milhão. Foi ela, pouco depois, a primeira égua a parir um produto de Frankel – no caso, o próprio Cunco.

Defendendo, em pista, a farda do Haras Don Alberto (também seu criador), Cunco tornou-se não apenas o primeiro Frankel a estrear, como também o primeiro a vencer. Na primeira atuação, conquistou uma eliminatória no hipódromo britânico de Newbury, em 2016, aos 2 anos.

À estreia se somariam outras 9 saídas, das quais uma resultada em vitória. Justamente, a mais importante de seu retrospecto: o Sandown Classic Trial Stakes (gr.III), na Inglaterra, aos 3 anos.

O desembarque do castanho, em domínios chilenos, está previsto para esta quarta-feira (25).

Mais notícias

GP Latinoamericano: Gandhi Di Job e Puerto Escondido, ausências sentidas

Vencedores do Ramirez e do Pellegrini, que representariam, respectivamente, Maroñas e San Isidro no GP Longines Latinoamericano (gr.I), não participarão da prova.

Especial Leilão da Criação Nacional: Mario Sparano Vitelli

Mario Sparano Vitelli Imagem: arquivo pessoal Representante da jovem guarda da criação brasileira, Mario Sparano Vitelli será um dos inscritores participantes da etapa paulista do Leilão da Criação Nacional ABCPCC 2017. De origem italiana, Vitelli despertou para o turfe há 30 anos e desde então vem militando na atividade, como proprietário, criador e manager. "Minha entrada no turfe aconteceu em 1988,... [continua ]

Em recorde, Sottsass vence o Derby Francês

Filho de Siyouni foi o melhor no Prix du Jockey Club (gr.I).