01 jun 2018 | 10:51:11

Criação: morre, no Paraná, Crafy C.T.

Pai do tríplice coroado Fixador, garanhão do Haras Valente encontrava-se na iminência de completar 20 anos.


Crafty C.T. teve no tríplice coroado, Fixador, seu principal produto.

Imagem: Haras Valente (divulgação)

Morreu nesta sexta-feira (1º), no Paraná, o reprodutor Crafty C.T., 19 anos, filho de Crafty Prospector e Adriana S. (Far North). Pertencente ao Haras Valente, Crafty C.T. foi vitimado por um mau súbito, de acordo com informação de Newton Birskis, veterinário do haras.

Criado nos Estados Unidos por Richard Kaster, Crafty C.T. atuou dos 3 aos 5 anos, tendo produzido 18 saídas, das quais 4 restaram convertidas em vitórias. O êxito obtido no San Rafael Stakes (gr.II) representou o principal laurel da campanha, marcada, ainda, por colocações de realce, tais quais os terceiros lugares, para Orientate, na Breeders’ Cup Sprint (gr.I), e para Swept Overboard, no Metropolitan Handicap (gr.I).

Importado para o Brasil, realizou sua primeira temporada de monta no país em 2009. Logo na geração de estreia, revelou seu principal produto: Fixador, que no ano de 2013 escreveu seu nome no rol de tríplices coroados do turfe paulista. Colocado clássico nos Estados Unidos, atualmente serve, no Paraná, como reprodutor.

A vencedora de listed, Fatiota, e a ganhadora de provas especiais, Flexa Treze, também marcaram a letra “F” produzida por Crafty C.T., no Haras Valente.

Em outros estabelecimentos criatórios, se destacou pelos nomes de Imperial Castle (Haras Springfield, vencedor de G2 na Gávea), Grécia Central (Haras Cifra, múltipla ganhadora clássica em Cidade Jardim) e Keen of Iguassu (Haras Rio Iguassu, vencedor de listed em Curitiba).  

Crafty C.T. conta, até aqui, com um total de 215 produtos registrados no Stud Book Brasileiro. Em 2017, cobriu 28 éguas.

Mais notícias

King Four levanta o GP Presidente Antonio Correa Barbosa (G3)

Potro do Stud Angel venceu a principal prova da sabatina, em Cidade Jardim.

Rumo ao GP Paraná, Gogo Boy vence a PE Heitor de Lima e Silva

Arenático do Stud Pedudu aprovou o aumento da distância.

Negociada, Na Balada seguirá para os Estados Unidos

Um dos destaques femininos da geração 2015, em Cidade Jardim, filha de Forestry foi adquirida por proprietários norte-americanos.