13 abr 2017 | 11:26:50

Criação: pai de Glória de Campeão, Impression morre no Paraná

Argentino do Haras Santarém estava prestes a completar 21 anos


Impression produziu ganhadores de G1 dos 1.000 aos 2.400 metros

Imagem: Haras Santarém

Desapareceu nessa quarta-feira (12), no Haras Santarém, em Tijucas do Sul/PR, o argentino Impression. Prestes a completar 21 anos, o pai - dentre outros animais - de Glória de Campeão foi vitimado por uma crise de laminite.

De acordo com informação do veterinário Fernando Perche, Impression também vinha enfrentando um melanoma, que estava obstruindo o intestino grosso do animal, o que debilitou, ainda mais, a saúde do animal. 

Nascido no Haras Vacacion, em 1996, Impression (filho de Rubiano e Improbable Lady, por Liloy) foi à raia por 12 vezes na Argentina, tendo obtido 5 vitórias. Velocista nato, o tordilho conseguiu seus principais êxitos nos Gran Premio Maipu (gr.I) e Clásico Coronel Pringles (gr.II), além de ter finalizando em terceiro no Estrellas Sprint (gr.I). Importado para o Brasil no ano de 2001, Impression produziu 12 gerações, com 254 produtos registrados no Stud Book Brasileiro. Vinte e nove produtos seus ganharam e/ou se colocaram em provas de black type, o que representa 11,4% de sua produção.

Mencionado acima, Glória de Campeão fez história na criação brasileira, e é o mais destacado elemento da produção de Impression. PSI nacional recordista em prêmios, Glória de Campeão (em mãe Clackson) venceu a Dubai World Cup (gr.I) em 2010, além de ter obtido outras 8 vitórias, que lhe renderam mais de US$ 9,25 milhões em prêmios.

Melhor velocista do Troféu Mossoró na temporada 2009/2010, o ganhador dos Grandes Prêmios ABCPCC (gr.I) e ABCPCC - Velocidade (gr.III) Jeton de Luxo (em mãe Saint Sever) é outro ponto alto no stud record de Impression. Vitorioso nos Grandes Prêmios Bento Gonçalves (gr.I), Protetora do Turfe (gr.III) e Linneo de Paula Machado (gr.III), Beduíno do Brasil (em mãe Vuarnet) também fora um "champion" produzido por Impression - tendo sido ele o melhor arenático do Troféu Mossoró 2012/2013.

Já a ganhadora do Gran Premio Selecion (URU-gr.I) em Maroñas, Esquentada (filha de Pioneering) é o principal sucesso de Impression, até aqui, na qualidade de avô materno.

Mais notícias

First Fighter vence o Grande Prêmio ABCPCC (gr.III)

Filho de Public Purse é de criação do Haras Anderson.

Neruda confirma favoritismo na Prova Especial Giant

Potro do Stud Vincere acertou o passo para a tríplice coroa.

Cristal: Cliche Light e Riomaggiore prevalecem nos 1.200 metros

Clássicos Presidente Carlos A. Drugg e Presidente Daniel Krieger foram os destaques da jornada de quinta-feira, em Porto Alegre.