03 out 2020 | 21:29:22

De Bagé para o mundo: Ivar vence G1 e vai à Breeders’ Cup

Brasileiro do Stud Rio Dois Irmãos, treinado pelo também brasileiro Paulo Henrique Lobo, venceu a Shadwell Turf Mile (G1) e garantiu uma vaga no partidor da Breeders’ Cup Mile.


Ivar conquistou vitória de enorme importância

Imagem: Candice Chavez/Eclipse Sportswire/Horse Racing Nation

Na jornada deste sábado (3), em Keeneland, foi disputada a Shadwell Turf Mile (G1), em 1.600m na pista de grama, com US$ 750 mil de dotação, para produtos de 3 e mais anos. Prova do programa Win And You’re In, da Breeders’ Cup, reservava, ao seu vencedor, uma vaga no partidor da Breeders’ Cup Mile (G1), do próximo mês de novembro. Vitória do brasileiro Ivar, 4 anos, filho de Agnes Gold e May Be Now (Smart Strike), de criação – realizada em Bagé, na Fazenda Mondesir – e propriedade do Stud Rio Dois Irmãos.

Antes da descrição da atuação de Ivar, merecido um prelúdio – que deixa às claras o trabalho principesco do treinador Paulo Henrique Lobo. Em sua estreia, nos Estados Unidos, Ivar fez-se irreconhecível: manhoso e “sem se acertar”, em parte alguma do percurso. Na atuação seguinte, retornou de antolhos e correndo de frente. Em sua mais recente exibição, novamente correndo entre os ponteiros e de antolhos, entrou terceiro, para recorde, em listed disputado em Kentucky Downs.

Percebendo o amadurecimento de seu conduzido, hoje Paulinho – como é comum e carinhosamente chamado – retirou-lhe os antolhos. Também se optou por correr Ivar mais acomodado, apartado da briga inicial.

Com Casa Creed emplacando parciais de 23.44 e 47.39, na ponta, Joe Talamo mantinha Ivar em sétimo – à frente, apenas, de Bowies Hero e Raging Bull – este, múltiplo ganhador de G1 e um dos favoritos.

Na reta final, Ivar levantou voo para cima dos ponteiros. Arrematando com violência, tomou conta do páreo nos últimos 150 metros e não deu, qualquer chance, a Raging Bull, que atropelava em sua pegada. Em vitória de enorme importância, Ivar derrotou Raging Bull por 1 corpo, com o britânico Without Parole finalizando em terceiro. Casa Creed foi o quarto e Flavius (que vinha de superar Ivar, em Kentucky Downs) o quinto.

Esta foi a 5ª vitória de Ivar em 7 saídas. Na Argentina, onde iniciou sua campanha, permaneceu invicto em 3 saídas, tendo vencido, além do perdedor, na estreia, o Gran Criterium (G1) e a Carrera de Las Estrellas Juvenile (G1). Nos Estados Unidos, já somava uma vitória, em allowance.

Tempo de 1:33.99.

Mais notícias

Vijay conquista a primeira vitória clássica, em São Paulo

Potro do Stud Flor de Lotus venceu o Clássico Ricardo Lara Vidigal (L).

No quilômetro, Nantucket resiste a Consul American e aproxima-se do recorde

Velocista do Stud Mikael venceu o GP Presidente Marcio Correa de Toledo (G3).

Ribboninthesky, no último pulo, vence a Prova Especial Quiproquó

Filho do nacional Ay Caramba, pertencente ao Haras Doce Vale venceu a 4ª etapa da Taça Quati.