09 jun 2025 | 00:19:08

De ponta a ponta, Lambourn brilha no Epsom Derby (G1)

Potro da Coolmore rendeu 11ª vitória, no histórico do páreo, ao seu - já - recordista, Aidan O'Brien.


Lambourn dominou, amplamente, o Epsom Derby 2025.

Imagem: Sky Sports

No sábado (7), em Epsom Downs, produtos de 3 anos disputaram a versão 2025 do Epsom Derby (G1), em 2.400m na raia de grama. De ponta a ponta, venceu o irlandês Lambourn cujos pai e avô, Australia e Galileo, respectivamente, também brilharam nesse páreo.

O potro de criação da Coolmore e propriedade dos sócios desta, John Magnier & Michael Tabor & Derrick Smith, rendeu ao treinador Aidan O'Brien, que já detinha o recorde de vitórias no páreo, o seu 11º troféu do Derby.

Conduzido por Wayne Lordan, Lambourn prestou-se ao papel de faixa para Delacroix (a montaria do jóquei preferencial da farda, Ryan Moore). Na reta final, porém, não se ouviu falar em Delacroix, muito menos em qualquer outro nome que pudesse levar algum risco à vitória de Lambourn. Com extrema autoridade, derrotou o alemão Lazy Griff por 3 corpos e 3/4. Tennesee Stud foi o terceiro. New Ground e Stanhope Gardens completaram o marcador.

Delacroix não passou de um apagado nono lugar. Ruling Court, que vinha de vencer os 2000 Guinéus (G1), em Newmarket, fez forfait.

Essa foi a 4ª vitória de Lambourn, em 6 corridas. Filho da matriz Gossamer Wings (Scat Daddy), o corredor vinha de vencer uma das preparatórias da prova, qual tenha sido o Chester Vase (G3), em York. Relógios parados na marca de 2:38.50.

Na sexta-feira véspera (6), O'Brien e Coolmore também brilharam, intensamente, por ocasião do Epsom Oaks (G1), em 2.400m na raia de grama, para potrancas de 3 anos. Em ponta e dupla dessas conexões, venceu Minnie Hauk, filha de Frankel e Multilingual (Dansili).

Na insistência de Ryan Moore, Minnie Hauk sacou vantagem, nos metros decisivos, sobre sua companheira de cocheiras, Whirl, que somente se permitiu ultrapassar por pescoço. A favorita Desert Flower (neta da brasileira Aviacion), até então invicta e vinda de vencer os 1000 Guinéus (G1), finalizou em terceiro e amargou a primeira derrota de sua campanha.

Com 3 vitórias em 4 corridas, Minnie Hauk completou a milha e meia no tempo de 2:38.91.

Mais notícias

Outra Vista resiste a Tamara nos 2.400 metros

Potranca do Haras Cifra comandou dobrada de filhas do nacional Setembro Chove, no GP Pres. José Bonifácio Coutinho Nogueira (G2).

Winx volta a sobrar na Austrália, vence a 17ª consecutiva e mira em Ascot

Craque australiana bateu os machos, com grande facilidade, no Queen Elizabeth Stakes (gr.I)

De Life Is Good a Flightline: o business a caminho da perfeição

Astros do turfe norte-americano contam, em seus históricos, com robustos investimentos e incorporam a condição de business do turfe moderno, em seu mais elevado patamar.