05 maio 2019 | 09:15:51

Debaixo de chuva e controvérsias, Country House vence o Kentucky Derby (gr.I)

Filho de Lookin At Lucky foi beneficiado pela polêmica desclassificação de Maximum Security.


Country House foi declarado vencedor do Kentucky Derby.

Imagem: USA Today

No sábado (4), em Churchill Downs, o turfe norte-americano prestigiou o 145º Kentucky Derby (gr.I), em 2.000m na pista de areia, que deu início à tríplice coroa. E desde logo é sabido que a versão 2019 da secular disputa ficará marcada, para sempre, como uma de suas mais polêmicas e controversas edições. Beneficiado pela desclassificação de Maximum Security, o segundo colocado, Country House, filho de Lookin At Lucky e Quake Lake (War Chant), de criação de Jospeh Shields Jr. e propriedade de Mrs. Shields, E.J.M. McFadden e LNJ Foxwoods, foi elevado à condição de ganhador do páreo.

Foi a primeira vez que um ganhador do Kentucky Derby restou desclassificado em virtude de prejuízos provocados a adversários.

Ponteando a prova de um extremo ao outro de sua extensão, Maximum Security (conduzido por Luis Saez) envolveu-se em imbróglio, na altura da última curva, quando se chocou contra War of Will (War Front). Este, por sua vez, veio a finalizar em oitavo. Entretanto, o jóquei de Country House (segundo colocado), Flavien Prat, reclamou aos comissários, muito embora seu conduzido não tenha sido afetado no lance. O jóquei de War of Will, Tyler Gaffalione, não realizou reclamação.

Após mais de 20 minutos de espera, os comissários decidiram, unanimemente, pela desclassificação de Maximum Security, que, no entendimento dos julgadores, provocou prejuízos a 7 competidores no lance envolvendo envolvendo War of Will.  Invocando as regras de corridas no Estado do Kentucky, rebaixaram Maximum Security para a décima sétima colocação (para trás, portanto, de Long Range Toddy, o último a quem supostamente prejudicou).

O fato, contudo, não reduziu o feito de Maximum Security, tampouco dos criadores brasileiros, que importaram seu pai, New Year’s Day.

Code of Honor (Noble Mission) foi o segundo e Tacitus (Tapit) o terceiro.

Rateando 132 por 1, Country House tornou-se a segunda pule mais alta da história do Kentucky Derby. Também foi responsável pela primeira vitória de Bill Mott, no páreo. O treinador, já incluso no Hall of Fame, é o segundo mais vitorioso, de sua classe, na história de Churchill Downs.

Na sua primeira vitória clássica, Country House percorreu a distância na marca de 2:03.93 (pista encharcada).

Mais notícias

Nota de falecimento: Lineu Eduardo de Paula Machado

Lineu Eduardo de Paula Machado, ao lado da esposa Sandra, com as taças dos Gran Premios Carlos Pellegrini e Joaquin S. De Anchorena, vencidos por Seaborg e Riton, respectivamente, em 2 de dezembro de 1995. Imagem: Divulgação Haras São José & Expedictus Faleceu, nessa quinta-feira (1), Lineu Eduardo de Paula Machado. Aos 88 anos, foi vítima de uma parada cardíaca.... [continua ]

Adiamento do Grande Prêmio São Paulo 2020

Em virtude das incertezas provocadas pelo surto de Coronavírus (Covid-19) no país, o Jockey Club de São Paulo comunica aos seus sócios, colaboradores, proprietários, apostadores, profissionais do Turfe e turfistas em geral, que em decisão conjunta entre o Conselho de Administração e a Diretoria, resolveu pelo adiamento do Grande Prêmio São Paulo 2020. As demais provas internacionais que compõem o... [continua ]

De ponta a ponta, Il Mercato vence o GP Carlos Pellegrini (gr.I)

Filho de Not For Sale rendeu primeiro troféu da prova máxima argentina ao Stud Rubio B. No GP Joaquin S. De Anchorena (gr.I), vitória de Hat Mario, um Hat Trick.