17 nov 2021 | 20:14:56

Depois da tempestade, a bonança: Francisco Leandro vence mais um Derby e lidera estatística

Após quedas, durante o ano, bridão brasileiro parte para o término de 2021 com mais uma vitória no Gran Premio Nacional (G1), além de dominar a estatística de jóqueis, nas proximidades de seu final.


Leandro celebra a vitória de Irwin, no Derby Argentino

Imagem: Juan Ignacion Bozzello/Turf Diario

O ano de 2021, em determinados momentos, mostrou-se hostil a Francisco Leandro. O bem-sucedido jóquei brasileiro, no início do ano, fraturou a clavícula. Depois, sofreu uma fratura no tornozelo, no mês de julho, que lhe obrigou, inclusive, a passar por intervenção cirúrgica.

Na base da resiliência – e do talento – porém, Leandro conseguiu, dentro do mesmo ano, dar a volta por cima.

No último final de semana, Leandro conquistou, pela segunda vez, o Derby Argentino. No dorso de Irwin, que havia vencido a Polla de Potrillos (G1) – e a quem faltou, portanto, apenas o GP Jockey Club (G1), no qual finalizou em segundo, para a conquista da tríplice coroa – o jóquei levantou o Gran Premio Nacional (G1), já vencido por ele em 2019, a bordo de Miriñaque.

A vitória de Irwin, conquistada à base de grande facilidade, correspondeu à quarta vitória do castanho, em 7 corridas. A dupla deverá, agora, disputar o Gran Premio Carlos Pellegrini (G1), no próximo mês de dezembro.

Inobstante o brilho em importantes embates da chamada clássica argentina, Leandro também lidera, com folga, a estatística de jóqueis naquele país. Diferentemente do Brasil, na Argentina as estatísticas são computadas de janeiro a dezembro, sendo que, atualmente, o piloto soma 328 primeiros lugares. O segundo colocado, William Pereyra, conta com 289 vitórias.

Mais notícias

O Clássico Criação Nacional é de Rainbow Lius

Filho do nacional Setembro Chove rendeu nova vitória a Luiz Henrique F. dos Santos, na jornada gaúcha.

Glory Boy e a glória do GP Presidente da República (gr.I)

Realizando, apenas, a quarta saída de sua campanha, defensor do Stud Juliana e Luiz Guilherme venceu a Milha Internacional.

GP Longines Latinoamericano: OSAF divulga regulamento para inscrições suplementares

Prova de G3 destinada a éguas também restou anunciada pela entidade,