17 nov 2021 | 23:14:56

Depois da tempestade, a bonança: Francisco Leandro vence mais um Derby e lidera estatística

Após quedas, durante o ano, bridão brasileiro parte para o término de 2021 com mais uma vitória no Gran Premio Nacional (G1), além de dominar a estatística de jóqueis, nas proximidades de seu final.


Leandro celebra a vitória de Irwin, no Derby Argentino

Imagem: Juan Ignacion Bozzello/Turf Diario

O ano de 2021, em determinados momentos, mostrou-se hostil a Francisco Leandro. O bem-sucedido jóquei brasileiro, no início do ano, fraturou a clavícula. Depois, sofreu uma fratura no tornozelo, no mês de julho, que lhe obrigou, inclusive, a passar por intervenção cirúrgica.

Na base da resiliência – e do talento – porém, Leandro conseguiu, dentro do mesmo ano, dar a volta por cima.

No último final de semana, Leandro conquistou, pela segunda vez, o Derby Argentino. No dorso de Irwin, que havia vencido a Polla de Potrillos (G1) – e a quem faltou, portanto, apenas o GP Jockey Club (G1), no qual finalizou em segundo, para a conquista da tríplice coroa – o jóquei levantou o Gran Premio Nacional (G1), já vencido por ele em 2019, a bordo de Miriñaque.

A vitória de Irwin, conquistada à base de grande facilidade, correspondeu à quarta vitória do castanho, em 7 corridas. A dupla deverá, agora, disputar o Gran Premio Carlos Pellegrini (G1), no próximo mês de dezembro.

Inobstante o brilho em importantes embates da chamada clássica argentina, Leandro também lidera, com folga, a estatística de jóqueis naquele país. Diferentemente do Brasil, na Argentina as estatísticas são computadas de janeiro a dezembro, sendo que, atualmente, o piloto soma 328 primeiros lugares. O segundo colocado, William Pereyra, conta com 289 vitórias.

Mais notícias

Com “cheiro” de tríplice coroada, Cristal retoma corridas na sexta-feira

Jockey Club do Rio Grande do Sul promoverá jornada composta por 11 corridas. Ête Kaluanã corre pela conquista da tríplice coroa de fêmeas.

Paraty confirma favoritismo no Clássico Presidente Olinto Borba Streb

Filha do nacional Victory Is Ours pertence ao Stud Red Bier.

Exportado, Oryx segue para Hong Kong

Líder absoluto da geração 2021, no Brasil, crioulo do Haras Cifra seguirá campanha na Ásia.