Derby Paranaense: Cyrus Storm protagoniza espetáculo em Curitiba
Filho do nacional Onzaneiro, pertencente a Marcus José Andrade da Cunha, reapareceu com vitória de encher os olhos. Dashing Court e Caled venceram as provas especiais do dia.
Destaque da programação de domingo (12), no Jockey Club do Paraná, o Clássico Derby Paranaense (L), em 2.000m na raia de areia, reuniu produtos de 3 anos em sua disputa. Vitória espetacular de Cyrus Storm, filho do nacional Onzaneiro e Un Homageajuno (Prince of Wales), de criação e propriedade de Marcus José Andrade da Cunha.
Cyrus Storm procurou a ponta logo após a largada. Doutor Sureño, forçando aberto, também postulou a liderança do páreo, intensificando, assim, o seu ritmo. Lambert acionava em terceiro. King Four e Portovenere completavam o pelotão dos cinco primeiros.
Mesmo bancando o train de corrida, Cyrus Storm ingressou na reta final trocando orelhas. Sem que José Severo precisasse exigir-lhe a fundo, o corredor passou a aumentar, mais e mais, sua vantagem, numa vitória de impacto. King Four formou a dupla a 11 corpos e ¾. Lambert foi o terceiro. Johnny Go e Qualis Pater completaram o marcador.
Depois, Doutor Sureño e Portovenere.
Mais uma vez reaparecendo Cyrus Storm em forma exuberante, Marcos Decki enviou o ganhador à raia para a obtenção de sua 3ª vitória em 4 corridas. Cyrus Storm, que não competia desde a conquista da Pegasus Brasil (disputada em 1.400 metros), em dezembro do ano passado, completou a distância na marca de 2:08.80.
Outro reaparecimento aguardado na reunião foi o de Dashing Court, 4 anos, filho de Courtier e Alta Floresta (Teton Forest), de criação e propriedade do Haras Cima. O múltiplo ganhador de G1 confirmou seu favoritismo na Prova Especial Imprensa, em 1.300m na raia de areia (pesada; houve mudança de raia), para produtos de 3 e mais anos. Com Jorge Ricardo “up”, Dashing Court, mesmo largando mal, buscou os primeiros postos na metade inicial da competição. No tiro direto, levou a melhor no duelo travado com Christian Law, a quem bateu por ½ corpo.
Olívio Zantedeschi é o treinador de Dashing Court, que soma 9 vitórias em 12 corridas. Tempo de 1:22.50.
Já na Prova Especial Mário de Araujo Márquez, em 2.000m na raia de areia (pesada), para animais de 3 e mais anos, venceu Caled, 4 anos, filho de Beduíno do Brasil e Vesper of Love (Crimson Tide), de criação do Haras São José dos Pinhais e propriedade de Divonsir Hay. Conduzido por Marcos Ribeiro, Caled acompanhou à distância o ritmo de Jurista King, avançando sobre o ponteiro ainda durante a curva. Passou, então, a brigar com Wil Myers pela dianteira. Em demonstração de categoria, Caled superou o adversário por ¼ de corpo.
Treinado por Antenor Menegolo Neto, Caled passa a somar 4 vitórias em 15 corridas. Relógios parados na marca de 2:10.10.