06 jan 2025 | 21:53:56

El Kodigo vence o "Ramirez"; Universal Horse forma a dupla e No Bien Ni Mal finaliza em quarto

Argentino múltiplo ganhador de G1 foi a estrela mor do festival uruguaio.


Gustavo Calvente comemora a vitória de El Kodigo; logo atrás, os brasileiros Universal Horse (arminho vermeho) e No Bien Ni Mal (farda ouro).

Imagem: Teledoce.com/Focouy

Defendendo um luxuoso retrospecto composto, dentre outros feitos, por (até então) 4 vitórias de G1 e um recente segundo lugar (a meio pescoço) no GP Carlos Pellegrini (G1), El Kodigo, 4 anos, filho de Equal Stripes e I'm Moving On (Not For Sale), criado na Argentina pelo Haras Marovi e pertencente à Caballeriza Juan Antonio, venceu, nesta segunda-feira (6), em Montevidéu, o Gran Premio José Pedro Ramirez (G1), em 2.400m na raia de areia (leve), para produtos de 3 e mais anos.

Com Gustavo Calvente "up", El Kodigo avançou sobre o brasileiro No Bien Ni Mal (por Hofburg, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Duplo Ouro), trazendo consigo o também brasileiro Universal Horse (por Universal Law, de criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Regina Quintella), quando faltavam 400 metros para o disco.

Na altura dos últimos 150 metros, El Kodigo já detinha assegurado o seu sucesso. Numa vitória firme, derrotou Universal Horse (condução de Leandro Henrique e treinamento de Roberto Solanes), de excelente exibição, por 2 corpos e 1/2. O tríplice coroado uruguaio Suablenanav TH, do Haras Phillipson, atropelou para formar a trifeta, ligeiramente adiantado em relação a No Bien Ni Mal (condução de Bernardo Pinheiro e treinamento de Antônio Carlos Silveira), outro de aparição luxuosa, tendo participado da prova, ativamente, desde a largada.

Mucho Loco e Master of Puppets, os outros brasileiros que alinharam para a disputa do páreo, finaizaram em oitavo e nono, respectivamente. Don Musa e Uma Vez Flamengo não foram apresentados.

Treinado na Argentina por Juan Saldivia, El Kodigo obteve sua 9ª vitória em 14 corridas. Tempo de 2:30.78.

Mais notícias

Luiz Edmundo: um capitão a serviço do turfe.

Vitorioso dentro das pistas e atuante fora delas, Luiz Edmundo Barbosa deixou a vida – e fez o turfe brasileiro carente de um dos seus maiores entusiastas.

Copa ABCPCC Precocidade e Velocidade: prêmios serão pagos nesta semana

A ABCPCC recebeu os resultados do exame antidoping da Copa Precocidade e Velocidade cuja final foi disputada, no último dia 12 de março, no Jockey Club Brasileiro, não tendo havido quaisquer irregularidades identificadas pelo Laboratoire des Courses Hippiques (França). Assim sendo, a ABCPCC informa que realizará o pagamento das premiações de proprietários nesta semana.  

Love: retorno grandioso da campeã

Principal estrela do Royal Ascot 2021, craque da Coolmore reapareceu com vitória no Prince of Wales’s Stakes (G1).