13 maio 2017 | 18:45:24

Em atropelada fulminante, Enólogo carimba passaporte para o GP Brasil

Filho de Drosselmeyer confirmou atuação de destaque no Derby para vencer bonita corrida


Enólogo atropelou com violência nos lances finais

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Momento mais aguardado da tarde desse sábado (13), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Doutor Frontin (gr.II), em 2.400m na grama (leve, com 7m de cerca móvel), para animais de 3 e mais anos, foi vencido, em atropelada fulminante, por Enólogo, 3 anos, filho de Drosselmeyer e Inner's Girl (Dodge), de criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Sweet Dani.

Na passagem inaugural do lote pelo espelho, Um Pingo (Redattore) corria em primeiro, acionando Diligente (Wild Event) em segundo. Gladiador Acteon (Acteon Man) era o terceiro, correndo Kilimanjaro (Time For Fun), Don Juan (Wild Event) e o derby winner, Emperor Roderic (Roderic O'Connor) em disputa pelo quarto. Enólogo aparecia na nona posição.

Já com a prova na altura da reta oposta, o ritmo do páreo mostrava-se algo moroso. Nisso, Gladiador Acteon passou para segundo, a 1.500 metros do espelho - sem que houvesse outras alterações de vulto. Ilson Correa, por sua vez, começou a "chacoalhar" Enólogo na segunda metade da curva, altura em que também passou a levar seu conduzido para as balizas mais externas. 

No ingresso à reta final, Gladiador Acteon dava impressão de trazer melhor ação do que Um Pingo - fato este que se confirmou, logo nos 400 finais, quando Gladiador Acteon tomou conta do páreo. Pelo meio de raia, Emperor Roderic era o único que, ao avançar, rendia algum perigo a Gladiador Acteon.

Quando faltavam 150 metros para o disco, e Gladiador Acteon trazia a fatura praticamente liquidada em seu favor, surgiu, em violento arremate, mais aberto, Enólogo. Castigado na mão canhota de seu jóquei, o alazão - que vinha de finalizar em terceiro no GP Cruzeiro do Sul (gr.I) - emplacou arremate irresistível para cima de Gladiador Acteon, levando consigo, ainda, Departure Time, que também vinha de trás.

Na linha decisiva, Enólogo sacou 1/2 corpo de vantagem sobre Departure Time, com Gladiador Acteon completando a trifeta a 3/4 de corpo. Emperor Roderic (1 e 1/2) foi o quarto, terminando Don Juan (3) em quinto.

Depois chegaram Deep End, Um Pigo, Reno, Discreto Belo, Diligente e Kilimanjaro. 

Preparado por Ronaldo Marins Lima, Enólogo agora é dono de 3 vitórias em 9 corridas. Também vitorioso no GP José Buarque de Macedo (gr.III), Enólogo correu a milha e meia em 2:29.46.

 

Mais notícias

Gogo Boy supera Dark Bobby no GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (gr.III)

Arenático pertence ao Stud Pedudu.

Orla de Ipanema impressiona no GP Adayr Eiras de Araújo (G3)

Futurosa potranca do Stud H&R abandonou o “perdedor”, diretamente, em prova graduada.

Head Office não dá susto no GP Linneo de Paula Machado (G3)

Favorito entre os apostadores, corredor do Stud Alessio & Naela obteve outra vitória clássica.