01 out 2017 | 11:43:40

Enable encanta no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I)

Craque da Juddmonte Farms fez pouco caso dos adversários na maior prova francesa.


Enable produziu atuação de luxo em Chantilly

Imagem: Steven Cargill/racingfotos.com/Rex/Shutterstock

Confirmando seu favoritismo, em absoluto, Enable, 3 anos, filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), de criação da Juddmonte Farms e propriedade do Príncipe Khalid Abdullah, rendeu demonstração de gritante superioridade no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I). Disputada em 2.400m na pista de grama, por produtos de 3 e mais anos, em Chantilly, a prova máxima francesa distribuiu € 5 milhões em prêmios.

Enquanto a parelha da Coolmore, composta pelos filhos de Galileo, Idaho e Order of St. George, ditava o ritmo da competição, Frankie Dettori mantinha Enable em terceiro. Sobrando nas mãos do piloto italiano, Enable foi sacada por fora de Order of St. George quando faltavam 500 metros para o disco.

Dali para frente, o melhor animal do turfe europeu somente tratou de desfilar toda a sua categoria diante do grande público que tomou as dependências do hipódromo de Chantilly (que sediou o Arco pelo segundo ano seguido, porquanto se conclui a arrojada reforma de Longchamp). Passando a correr rente à cerca interna, Enable desvencilhou-se do pelotão e com notória autoridade cruzou o espelho 2 corpos e ¼ à frente de Cloth of Stars (Sea The Stars). Padrão de regularidade, Ulysses (Galileo) terminou em terceiro, enquanto que Order of St. George, que no ano passado completou a trifeta, desta feita foi o quarto. Em quinto, Brametot (Rajsaman).

Radicado no turfe britânico, John Gosden, o treinador de Enable, conquistou a prova pela segunda vez (a primeira em 2015, com Golden Horn). Já Dettori entrou para a história como o primeiro jóquei a vencer por cinco ocasiões o Arco do Triunfo (antes, com Lammtarra (1995), Sakhee (2001), Marienbard (2002) e com o já citado Golden Horn).

Enable, por sua vez, obteve a sétima vitória da campanha, em 8 corridas. Vencedora dos Epsom Oaks (gr.I), Irish Oaks (gr.I) e Yorkshire Oaks (gr.I), a estupenda corredora completou o double nas duas mais importantes provas europeias de participação aberta a animais de 3 e mais anos, vez que havia vencido, na Inglaterra, o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Tempo de 2:28.69.

Mais notícias

Invicto e poderoso: Dashing Court manda e desmanda no GP Juliano Martins (G1)

Em tarde inesquecível para o Haras Cima, filho de Coutier assumiu o posto de melhor potro da geração 2017.

Sixties Song dá a volta por cima e vence a Copa de Oro (gr.I)

Após atuações aquém do esperado, filho de Sixties Icon reencontra o caminho das vitórias e demonstra forma para tentar vencer, pela segunda vez, o Pellegrini.

Hope Keeper confirma favoritismo na Prova Especial Coray

Arenática do Stud Eternamente Rio alcançou sua terceira vitória consecutiva.