EUA: Planetário é bi em G3 e bate o próprio recorde
Brasileiro (filho do nacional Il Doge) do Stud Red Rafa venceu, pela segunda vez, o San Juan Capistrano Stakes (G3) - melhorando o próprio recorde, estabelecido na sua vitória de 2023.
Além de conquistar o páreo pela segunda vez (já o havia vencido, em 2023), Planetário, 6 anos, filho do nacional Il Doge e Aerosfera (Crimson Tide), de criação e propriedade do Stud Red Rafa, obteve mais uma façanha, ao levantar, neste domingo (16), em Santa Anita Park, o San Juan Capistrano Stakes (G3), em 2.800m na grama, para animais de 4 e mais anos, com US$ 100 mil de dotação: o brasileiro melhorou o recorde da distância, que pertencia a ele próprio, ao finalizar o percurso na marca de 2:46.95.
Conduzido por Hector Berrios, Planetário ocupou o sexto e último posto, durante boa parte do tempo - enquanto Bee Catcher ditava o ritmo da prova. Na passagem inaugural do lote pelo disco, Planetário passou para quinto - deixando Offlee Naughty com o último lugar.
Na última curva, já se percebia que Planetário "sobrava", nas patas dos seus adversários. Berrios, então, esperou para lançá-lo por fora dos corredores que atuavam à sua frente. Nisso, o irlandês Rockemperor (filho do nosso conhecido Holy Roman Emperor) deu impressão de que poderia "fugir", na primeira colocação. Emplacando potente arremate, contudo, Planetário veio alcançar seu oponente, nos últimos 100 metros de disputa.
No disco, Planetário sacou pescoço de vantagem sobre o adversário (múltiplo ganhador clássico, incluindo G1), finalizando Rimprotector em terceiro.
Treinado por Richard Mandella, Planetário passa a contar com 8 vitórias em 19 saídas. No seu 6º êxito clássico, entre Brasil e Estados Unidos, atingiu premiações de US$ 390 mil.