28 dez 2019 | 21:50:01

EUA: Touriga conquista o Via Borghese Stakes

Brasileira, de criação da Fazenda Mondesir, brilhou em prova black type.


Touriga brilhou em prova black type.

Imagem: Cris Morales/Coglianese Photos

Neste sábado (28), em Gulfstream Park, éguas de 3 e mais anos disputaram o Via Borghese Stakes (black type), em 1.900m (aprox.) na pista de grama, com US$ 75 mil de dotação. Brilhou a brasileira Touriga, 4 anos, filha de Put It Back e Just Perfect (Nugget Point), de criação da Fazenda Mondesir e propriedade de Kiyoshi Maekawa.

Mantida em sexto, por John Velasquez, durante a maior parte do tempo, Touriga acelerou na cabeceira da última curva. Ingressando na reta final em francos avanços sobre as ponteiras, encontrou na britânica – favorita – Pivotal Connection, seu maior obstáculo. Superou-a depois de considerável luta, batendo a oponente por pescoço. A francesa Chipolata (terceira colocada no Belmont Oaks [gr.I] do ano passado), completou a trifeta.

Treinada por Graham Motion, Touriga percorreu a distância no tempo de 1:54.92. Obteve, no ato, sua primeira vitória em solo norte-americano, onde produziu, até aqui, 5 exibições. Adquirida pelo Haras Dilema, no Leilão da Criação Nacional ABCPCC 2017, foi à raia, por 5 vezes, na Gávea, conquistando 3 vitórias, incluindo o GP Margarida Polak Lara – Taça de Prata (gr.I) e o GP Rocha Faria (gr.II), em 2018.

A segunda mãe de Touriga, Griffe de Paris (Telescopio) figura como uma das mais virtuosas éguas da história da criação brasileira. Criada pelo Haras Equilia (a quem também defendeu em pista), venceu o Grande Prêmio OSAF (gr.I), em Cidade Jardim, e se destacou enquanto reprodutora. Dela descendem diversos ganhadores clássicos, incluindo a vencedora da Taça de Prata (gr.I), Lady de Paris, e o múltiplo ganhador de G1, entre Estados Unidos e Argentina (onde serve, atualmente, como garanhão), Global Hunter. Sem prejuízo da mencionada dupla, faz-se merecida a lembrança, ainda, de Una Beleza, irmã materna de Touriga, e que venceu, para o Haras Santa Maria de Araras, os Grandes Prêmios Diana (gr.I) e Henrique de Toledo Lara (gr.I), em Cidade Jardim.

Mais notícias

Nota de falecimento: Alceu Athaíde

Alceu Athaíde Imagem: Oalbatrozusa.blogspot.com O turfe brasileiro perdeu, nessa quarta-feira (12), uma das suas mais brilhantes personalidades. Criador, proprietário e médico veterinário de currículo e carreira históricos, Alceu Athaíde faleceu, aos 86 anos, em São Paulo. Natural de Curitiba, Alceu teve contato com o cavalo de corrida desde muito cedo. Frequentador do extinto Hipódromo do Guabirotuba, pelas mãos do pai,... [continua ]

Kentucky Derby e Oaks transformam Churchill Downs; Ivar retorna em G1

Turfe norte-americano respira o seu mais celebrado páreo, num panorama de grande equilíbrio. Há, ainda, emoções do Kentucky Oaks (G1) e do Turf Classic Stakes (G1), no qual reaparece Ivar.

Epsom Derby: Galileo está presente nos pedigrees de 42% dos possíveis competidores

Após atualização da lista de potenciais participantes do Derby de Epsom, percentual de descendentes de Galileo, que poderão competir na prova, ratificam soberania do garanhão irlandês.