18 out 2021 | 23:02:38

Filho da brasileira Etoile Blanc, Zodiacal vence o GP Jockey Club (G1), na Argentina

Potro da Caballeriza Los Dago venceu a segunda etapa da tríplice coroa. Em terceiro, Vespaciano, um filho do também brasileiro Daniel Boone.


Luciano Cabrera comemora a vitória de Zodiacal no "Jockey Club"

Imagem: Hipódromo San Isidro/La Nación

No último sábado (16), em San Isidro, produtos de 3 anos disputaram o Gran Premio Jockey Club (G1), em 2.000m na raia de grama, 2ª prova da tríplice coroa. Vitória de Zodiacal, filho de Cityscape na brasileira Etoile Blanc (Nedawi), de criação do Haras Phalaris e propriedade da Caballeriza Los Dago.

Corrido de alcance por Luciano Cabrera, Zodiacal arrematou com disposição, na reta de chegada – vingando com um eventual de 47 por 1. Irwin, que havia vencido a Polla de Potrillos (G1) e era o candidato à tríplice coroa, formou a dupla a 3 corpos.

Em terceiro, outro animal cuja filiação possui relação com a criação brasileira: Vespaciano, um filho de Daniel Boone, egresso da seção argentina do Haras Santa Maria de Araras, que defendia uma invencibilidade de 3 corridas e vinha de vencer o Dos Mil Guineas (G1) de San Isidro.

Zodiacal é treinado por Osvaldo Dávila e obteve, na ocasião, sua 2ª vitória (a 1ª clássica) em 5 corridas. Tempo de 1:59.22.

Ao conquistar o G1, Zodiacal tornou-se o segundo ganhador de graduação máxima parido por Etoile Blanc. Antes, a matriz havia dado à luz o excelente Ohio (Elusive Quality), brasileiro de 11 vitórias, incluindo o Frank E. Kilroe Mile Stakes (G1), nos Estados Unidos.

Criada pela Fazenda Mondesir, Etoile Blanc é uma filha de Nedawi e Thessalie (Itajara), que, em campanha, venceu, em São Paulo, o GP Presidente Fábio da Silva Prado (G3). Etoile Blanc descende de família importada, da Argentina para o Brasil, pelo Haras São José & Expedictus junto ao Haras San Jacinto, de Saturnino Unzué.

Mais notícias

In Essence mantém rotina de vitórias clássicas na Gávea

Sprinter do Haras Santa Maria de Araras venceu o Grande Prêmio Cordeiro da Graça (G2).

Na seletiva da Taça de Prata, melhor para People Ask

Potranca do Haras Figueira do Lago venceu a Prova Especial Be Fair.

Chegada espetacular abre a Copa dos Criadores: vitória de Hall Pass na Milha Areia – Sylvio Bertoli

Arenático do Stud Eterno Amor deu início ao festival, numa chegada eletrizante.