14 abr 2023 | 14:15:49

Filo Di Ariana é eleito melhor velocista e melhor animal em pista de grama, no Canadá

Brasileiro criado pelo Stud Principessa Di Capri brilhou em duas categorias do Sovereign Awards, a principal premiação do turfe canadense.


Registro da vitória de Filo Di Arianna no King Edward Stakes (G2).

Imagem: Michael Burns/Blood Horse

Símbolo de resiliência, numa campanha improvável, que faz dele um dos melhores PSI criados no Brasil, nos últimos anos, Filo Di Ariana foi laureado com dois troféus, ontem (13), durante a cerimônia do Sovereign Awards. Premiação que condecora, ano a ano, os melhores nomes do turfe canadense, a honraria teve no crioulo do Stud Principessa Di Capri seu melhor velocista e seu melhor animal em pista de grama, em referência à temporada 2022.

No ano passado, o filho de Drosselmeyer e Principessa Capri (Northern Afleet) venceu, além de um allowance, os King Edward Stakes (G2) e a Connaught Cup (G2), disputados, respectivamente, em 1.600 e 1.400 metros na raia de grama. Por meio de tais conquistas, restou agraciado nas já mencionadas categorias do Sovereign Awards.

Trata-se do segundo animal brasileiro a receber premiações do Sovereign Awards. Em 2022, Jolie Olímpica foi escolhida como a melhor égua em pista de grama, do país.

Dono de 7 vitórias em 9 corridas, Filo Di Arianna, após um início avassalador de campanha, no Brasil, em 2019, marcou a todos por manter seu excepcional padrão de corrida, no exterior, mesmo enfrentando lesões que provocaram diferentes e longas interrupções em sua jornada. Tendo corrido, pela última vez, em agosto do ano passado, o alazão voltou a produzir exercícios em fevereiro deste ano. No início de abril, “floreou” 800 metros, na raia sintética de Woodbine, em 49.60, sob os cuidados do treinador Mark Casse.

Moira, que derrotou os machos no Queen’s Plate (talvez a principal disputa do ano, no Canadá, além da Woodbine Mile (G1)) e argolou um bom quinto lugar na Breeders’ Cup Filly & Mare Turf (G1), restou eleita “animal do ano”, no momento mais aguardado da premiação.

 

Mais notícias

EUA: Nest, Cyberknife e lideranças postas em xeque

Provas de G1 destinadas à geração 2018, nos Estados Unidos, fizeram como que, mais uma vez, antigas dominâncias da turma caíssem por terra – entre machos e fêmeas.

Uma homenagem em movimento a Alfredo Grumser: Sugar Daddy vence o Derby

Poucos meses após perder seu fundador e brilhante titular, o Haras Doce Vale foi coroado com sua primeira vitória no Derby: Sugar Daddy fez brilhar a vitoriosa farda, na importante disputa.

Troféu Mossoró: No Regrets, o animal do ano do turfe brasileiro

Nome da tríplice coroada carioca restou eleito no momento mais aguardado da premiação realizada neste sábado (5), no Jockey Club Brasileiro.